COMPOSIÇÃO SANGUINEA
Pesquisas Acadêmicas: COMPOSIÇÃO SANGUINEA. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: dumalta • 18/11/2013 • 353 Palavras (2 Páginas) • 519 Visualizações
copiar primeiro
O sangue um tecido vivo que circula no organismo humano levando oxigênio, nutrientes e outras substâncias para todas as células, e retirando delas as impurezas.Um adulto tem em média 5 litros de sangue. O seu principal componente é o plasma.O plasma, de cor amarelada, possui: 92% de água; 7% das proteínas albumina, globulina e fibrinogênio; e 1% de glicose, lipídeos, enzimas, vitaminas e hormônios. Essas proteínas são responsáveis em auxiliar a regulação osmótica, reações do sistema imune e a coagulação sanguínea que representa 55% do volume total do sangue sangue transporta nutrientes, gases respiratórios, hormônios e resíduos do metabolismo. Embora o sangue pareça um líquido vermelho completamente homogêneo, ao microscópio óptico podemos observar que ele é constituído basicamente de: plasma, glóbulos vermelhos, glóbulos brancos e plaquetas.
Os glóbulos vermelhos
Os glóbulos vermelhos são também denominados eritrócitos ou hemácias
As hemácias são as mais numerosas células sanguíneas. No ser humano, existem cerca de 5 milhões delas por milímetro cúbito de sangue. Elas são produzidas na medula óssea vermelha dos ossos. Não possuem núcleo e apresentam a forma de disco côncavo em ambos os lados.
A cor vermelha das hemácias se deve à presença do pigmento hemoglobina.As hemácias duram cerca de 90 a 120 dias. Após esse período elas envelhecem e morrem e na própria medula óssea são repostas.
Os glóbulos brancos
Os glóbulos brancos ou leucócitos são as células de defesa do organismo que destroem os agentes estranhos, por exemplo, as bactérias, os vírus e as substâncias tóxicas que atacam o nosso organismo e causam infecções ou outras doenças. Os leucócitos constituem o principal agente do sistema de defesa do nosso organismo, denominado também de sistema imunológico.
As plaquetas
As plaquetas são fragmentos celulares bem menores que as células sanguíneas, ou seja, menores que as hemácias e os leucócitos. As plaquetas atuam na coagulação do sangue. Quando há um ferimento com rompimento do vaso sanguíneo, ocorre uma série de eventos que impedem a perda de sangue.
A coagulação ou formação de coágulo, que faz parte desse processo, se dá quando filamentos de uma proteína do plasma transformada, formam uma espécie de rede e impedem a passagem do sangue. O coágulo evita hemorragia,
...