TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Celulas Sanguineas

Pesquisas Acadêmicas: Celulas Sanguineas. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/6/2013  •  368 Palavras (2 Páginas)  •  834 Visualizações

Página 1 de 2

Células do Sangue

23 06 2009

O sangue é a massa líquida contida num compartimento fechado, o aparelho circulatório, que a mantém em movimento regular e unidirecional, devido essencialmente às contrações rítmicas do coração. Ele é formado de duas fases: os glóbulos sanguíneos e o plasma, fase líquida na qual os primeiros estão suspensos.

As células sanguíneas para serem estudadas passam por um processo chamado de esfregaço que constitui no espalhamento de uma gota de sangue sobre uma lâmina. É por meio deste que as células podem ser visualizadas e classificadas em: eritrócitos ou hemácias, plaquetas e diversos tipos de leucócitos que por sua vez se classificam em granulócitos ou polimorfonucleares (neutrófilos, eosinófilos e basófilos) e os agranulócitos (linfócitos e monócitos).

Monócitos

Um dos tipos dos agranulócitos são os monócitos, cujo núcleo tem forma ovóide, semelhante à forma de um rim ou de uma ferradura, geralmente excêntrico e que contém dois ou três nucléolos. Já o citoplasma não possui granulações específicas. Uma de suas características mais constantes é a cromatina aparecer em arranjo mais frouxo e delicado, o que influencia o núcleo ser mais claro comparado ao dos linfócitos.

Os monócitos do sangue representam uma fase na maturação da célula mononuclear fagocitária originada na medula óssea. Quando essas células penetram em algum órgão, transformam-se em macrófagos que constituem uma fase mais avançada na vida da célula mononuclear fagocitária. Assim, o monócito faz parte do sistema mononuclear fagocitário ou sistema histiocitário.

Plaquetas

As plaquetas são corpúsculos anucleados, com forma de disco, derivados de células gigantes e polipeptídios da medula óssea, os megacariócitos. Estas células promovem a coagulação do sangue, auxiliando a reparação da parede dos vasos sanguíneos e evitando a hemorragia através de um processo chamado hemostasia.

A participação das plaquetas no processo da hemostasia segue a sequência a seguir: agregação primaria – formação de um tampão plaquetário; agregação secundária – liberação de um indutor de agregação plaquetária; coagulação do sangue – formação do coágulo através da fibrina; retração do coagulo e remoção do coagulo – restauração de um novo tecido.

Referência: Junqueira, L. C.; Carneiro, José. Células do Sangue, In: Junqueira, L. C.; Carneiro, José. Histologia Básica. 10 ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2004. p. 223-237.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com