TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Características e Classificação dos Protozoários

Artigo: Características e Classificação dos Protozoários. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/10/2014  •  Artigo  •  489 Palavras (2 Páginas)  •  429 Visualizações

Página 1 de 2

Características e Classificação dos Protozoários

Os Protozoários pertencem ao reino protista, o termo protista deriva do grego e significa "primeiro de todos", seu tamanho pode variar entre 02 e 1000 μm. São organismos unicelulares, ou seja, formados por uma única estrutura celular. São heterótrofos por ingestão, quando ingerem outros seres vivos ou por absorção quando absorvem outras moléculas orgânicas do meio onde vivem, (não sintetizam alimento), e autótrofos (fabricam seu próprio alimento por fotossíntese ou quimiossíntese) que é o caso das algas.

Normalmente apresentam respiração aeróbica, a grande maioria dos protozoários apresenta reprodução assexuada (a célula cresce até se dividir em dois novos organismos. Este processo é chamado de divisão binária), algumas espécies se reproduzem sexuadamente por conjunção (quando dois indivíduos se unem, trocam material genético e originam novos protozoários). São organismos de vida livre, parasitas, mutualistas ou comensais, ocorrem em ambientes marinhos, água doce e em solo úmido.

Quando a situação do meio torna-se desfavoráveis para algumas espécies parasitas e de água doce, o mesmo elimina substância e desidrata, diminuindo seu volume, cria uma membrana resistente ao seu redor transformando-se em cisto. A forma cística serve para espargir a espécie, a mesma pode ser levada pelo vento ou depositada em algum lugar favorável ao seu desenvolvimento. Quando as condições passam a ser favoráveis ao protozoário, a forma cística, com o auxilio de enzimas, tem sua membrana dissolvida e ele passa a ter vida livre novamente.

Os protozoários são formados por cerca de 40 mil espécies agrupadas em quatro classes: Rhizopoda, Flagellata, Cilliata, Sporozoa.

Os Rhizopodas são protozoários que se locomovem através de pseudópodes( pseudo=falso; podos=pés) e usa o mesmo para capturar as partículas alimentares. São de vida livre e se reproduzem por divisão binária. Os Rhizopodas são divididos em quatro grupos: amebas, foraminíferos, radiolários e heliozoários.

Os flagellatas possuem um ou mais flagelos empregados na locomoção e também na captura de alimentos. São de vida livres e reproduzem por divisão binária ou assexuada. Muitas vezes são subdividis em fitoflagelados e zooflagelados,sendo que essa divisão e apenas por conveniência e não devido a aspectos evolutivos.

Os cilliatas são protozoários dotados de cílios, estrutura utilizada na locomoção e captura de alimentos, são todos heterotrófitos de reprodução assexuada que ocorre por divisão binária transversal e sexuada por conjunção, pode ocorrer em ambientes marinhos, água doce, solo úmido.

Os sporozoas são protozoários que não possuem estrutura locomotora, são parasitas intracelulares obtém seu alimento por absorção direta dos nutrientes dos organismos que parasitam.

Os protozoários podem causar várias doenças ao ser humano, por exemplo: malária, balantidiose (disenteria), disenteria amebiana (amebíase), doença de chagas, giardíase, toxoplasmose, Leishmaniose e tricomoniase. Tais doenças envolvem dois locais de parasitismo o sangue e o tubo digestório. No entanto os parasitas podem se instalar na pele, coração, órgãos do sistema genital e os órgãos do sistema linfático.

Referencias

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com