Carpo
Tese: Carpo. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: CarlosBitencourt • 3/9/2014 • Tese • 324 Palavras (2 Páginas) • 853 Visualizações
1. Carpo
São ossos curtos. Possuem duas fileiras: a proximal e a distal. Cada fileira possui um determinado número de ossos, dependendo da espécie.
Na fileira proximal denomina-se, no sentido médio lateral, respectivamente, o carpo radial, intermédio do carpo, carpo ulnar e o acessório do carpo.
Na fileira distal pode haver o primeiro, segundo, terceiro e quarto osso cárpico.
Os ossos do carpo articulam-se entre si e apresentam, em consequência, várias facetas articulares.
Diferença entre espécies:
Equino: possui quatro ossos na fileira proximal. Na fileira distal geralmente são três, mas o primeiro osso cárpico é inconstante. O acessório do carpo é mais desenvolvido do que no bovino.
Bovino: possui quatro ossos na fileira proximal e dois na distal; o segundo e o terceiro fundidos e o quarto osso cárpico. O acessório é curto espesso e arredondado.
Suíno: possui quatro ossos na fileira proximal e quatro na distal, sendo o quarto osso cárpico o maior da fileira distal.
Carnívoro: possui três ossos na fileira proximal; o radial e o intermédio fundem-se. E quatro na fileira distal, sendo o quarto osso o maior.
Humano: em número de oito em cada mão. Dividem-se em ossos da fileira proximal e ossos da fileira distal do carpo. Os ossos da fileira proximal do carpo são de lateral para medial: escafóide, semilunar, piramidal e pisiforme. O osso pisiforme se localiza anteriormente ao piramidal, além de ser um osso curto também é classificado como osso sesamóide. Os ossos da fileira distal do carpo são de lateral para medial: trapézio, trapezóide, capitato (maior osso do carpo) e hamato. O osso trapezóide se articula com o primeiro osso metacarpal, constituindo uma articulação móvel diferenciada em relação aos outros dedos, permitindo a grande independência móvel do primeiro dedo (polegar). O osso hamato apresenta um gancho em sua face anterior, denominado de hámulo do hamato.
...