Síndrome Túnel Carpo
Artigos Científicos: Síndrome Túnel Carpo. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: victorleao • 21/3/2015 • 520 Palavras (3 Páginas) • 683 Visualizações
UNIVERSIDADE DO PLANALTO CATARINENSE – UNIPLAC
ENGENHARIA DE SEGURANÇA NO TRABALHO
MAPA DE RISCOS AMBIENTAIS
8º SEMESTRE DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
Acadêmico (a): Victor Leão
Professor: Reginaldo Brutti
Data de entrega: 14/07/2014
Perguntas & Respostas
1. O que é Mapa de Risco Ambiental?
Representação gráfica de um conjunto de fatores presentes nos locais de trabalho (sobre a planta baixa da empresa, podendo ser completo ou setorial), capazes de acarretar prejuízos à saúde dos trabalhadores: acidentes e doenças de trabalho.
2. Qual o objetivo do Mapa de Risco?
Realizar um diagnóstico da situação de segurança e saúde no trabalho do estabelecimento; possibilitar a troca e divulgação de informações entre os trabalhadores, bem como estimular sua participação nas atividades de prevenção.
3. O que são riscos ambientais?
Riscos ambientais são aqueles causados por agentes físicos, químicos ou biológicos que, presentes nos ambientes de trabalho, são capazes de causar danos à saúde do trabalhador em função de sua natureza, concentração, intensidade ou tempo de exposição.
4. Qual a relação existente entre o Programa de Prevenção de Riscos Ambientais
PPRA e o Mapa de Risco?
O PPRA não deve ser confundido com o Mapa de Risco (NR-05), sendo que o PPRA é um programa de higiene ocupacional e o Mapa de Risco é um estudo qualitativo realizado pelo próprio trabalhador, através da CIPA, portanto no PPRA não são considerados os riscos ergonômicos e riscos de acidentes.
Para efeito do PPRA, consideram-se riscos ambientais os agentes físicos, químicos e biológicos existentes nos ambientes de trabalho que, em função de sua natureza, concentração ou intensidade e tempo de exposição, são capazes de causar danos à saúde do trabalhador.
5. Quem é responsável pela elaboração do Mapa de Risco?
De acordo com a NR 5 no item 5.16 a elaboração do Mapa de Risco é de responsabilidade da CIPA em parceria com o SESMT (onde houver). Sendo assim, qualquer uma dessas partes pode elaborar e assinar o documento.
O ideal é que o Mapa de Risco seja feito em parceria. E mesmo quando não for feito em parceria, o nome da CIPA deverá constar no documento para que seja cumprido o item da NR mostrado acima. O Mapa de Risco pode ser completo, ou seja, de mapeando de uma só vez todos os setores da empresa ou pode feito por setor.
6. Os riscos ambientais dividem-se em cinco categorias. Quais são essas categorias?
1- Agentes químicos;
...