Cinésiologia de Cintura Escapular e Ombro
Seminário: Cinésiologia de Cintura Escapular e Ombro. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: orleneaparecida • 4/10/2013 • Seminário • 638 Palavras (3 Páginas) • 1.124 Visualizações
Cinésiologia de Cintura Escapular e Ombro
Processo articular do ombro: Articulação mais móvel do corpo humano, porém muito estável= estabilidade mecânica.
Graus de Liberdade: ->Plano Sagital
* Flexão: 180°
* Extensão: 45° - 50°
-> Plano Frontal
* Abdução: 180° (Com rotação automática do membro superior)
* Adução: 30° - 45° (Associada à flexão ou extensão)
-> Plano Transverso
* Flexão Horizontal: 140°
* Extensão Horizontal: 30° - 40°
* Rotação Voluntária Lateral: 80°
* Rotação Voluntária Medial: 100° - 110°
*Cotovelo fletido a 90° (eliminar componente de prosupinação)
Componentes: Escápula, clavícula, úmero e articulações que os une.
Funcionalmente: Durante os movimentos da extremidade superior a escápula desliza livremente sobre o tórax (articulação escapulotorácica).
Nos movimentos de flexão e abdução do ombro a cabeça do úmero desliza embaixo do acrômio (articulação supra-umeral) e o tendão do bíceps do braço desliza no sulco bicipital.
Obs: Dor ou limitação em qualquer uma dessas articulações = disfunção de ombro.
Cintura Escapular
Introdução: Articulação é o conjunto de partes moles e duras que servem como meio de união entre dois ou mais ossos próximos. Essas uniões não só colocam as peças do esqueleto em contato, como também permitem que o crescimento ósseo ocorra e que certas partes do esqueleto mudem de forma, como durante o parto, por exemplo. Além disto, capacitam as partes do corpo a se movimentem em resposta à contração muscular.
A cintura escapular possui dois pares de ossos: uma clavícula e uma escápula, sendo um de cada lado. A clavícula mede aproximadamente quinze centímetros de comprimento parecendo ser reta se vista em sua porção anterior, porém é curva quando vista superiormente. A extremidade esternal é convexa anteriormente e a extremidade acromial é convexa posteriormente. A superfície superior é lisa e a extremidade inferior é rugosa; a extremidade esternal é mais grossa e a extremidade acromial é mais achatada.
A escápula é um osso triangular, plano, que possui duas faces: a costal, localizada próxima às costelas e a dorsal; possui três bordas, a medial, a lateral e a superior, e três ângulos, o superior, o lateral e inferior. A espinha escapular em sua face dorsal termina no achatado acrômio. Acima da espinha se encontra a profunda fossa supra-espinhal, abaixo dela se encontra a menos profunda fossa infra-espinhal, que não deve ser confundida com a fossa sub-escapular, localizada
...