Ombro E Cotovelo
Exames: Ombro E Cotovelo. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: chrisberger • 27/10/2012 • 901 Palavras (4 Páginas) • 1.106 Visualizações
Articulação esternoclavicular
A articulação esternoclavicular é a que conecta o membro superior ao esqueleto axial, especificamente a extremidade esternal com o manúbrio do esterno. É uma articulação tipo selar com três graus de liberdade, existe um disco entre as duas superfícies ósseas e a cápsula é mais espessa anteriormente que posteriormente.
O disco separa o esterno da clavícula e aumenta a estabilidade, os ligamentos dessa articulação são: o esternoclavicular anterior e esternoclavicular posterior que suportam a articulação anteriormente, o costoclavicular e o interclavicular, que limitam a elevação e o abaixamento excessivo respectivamente. Essa articulação possui os movimentos de elevação, depressão, protração, retração e rotação
A elevação da articulação esternoclavicular é de aproximadamente 55º, a maior parte do movimento ocorrendo nos primeiros 90º de elevação do braço, a depressão é de aproximadamente 5º.
Cotovelo
O cotovelo articula-se com o braço e antebraço que permite o membro superior dobrar-se e promover uma função essencial. Muito dos grandes que controlam o punho e dedos originam-se das proeminências ósseas do cotovelo. Devido a freqüência de uso e da complexidade de controle exigido por estes músculos, lesão por esforço repetitivo são comuns.
A articulação do cotovelo é formada pelo osso do braço (úmero) e os ossos do antebraço (ulna e rádio).
· Epicondilite Medial
Na extremidade inferior do úmero existem duas proeminências ósseas, os epicôndilos. A proeminência mais próxima do tronco é o epicôndilo medial. A epicondilite medial também conhecida como cotovelo de golfista é a inflamação desta proeminência caracterizada como uma tendinite dos flexores do punho e da mão. Normalmente ocorre em esportes como golfe, esportes de arremesso. A dor é localizada no lado interno do cotovelo, que pode irradiar ao longo da parte interna do antebraço, ao dobrar o punho e segurar objetos com força, podem ocorrer rigidez e dor matinal.
· Epicondilite lateral
Conhecido ainda como cotovelo de tenista é uma inflamação do epicôndilo lateral, resultante de excessivo uso dos músculos extensores do punho e da mão, os pacientes relatam o aparecimento gradual de dor na lateral do cotovelo durante a extensão do punho e da mão, aumento da dor levantar objetos pesados, dor ao cumprimentar com aperto de mão ou girar a maçaneta da porta.
· Bursite Olecraneana
Inflamação da bursa, que produz mais líquido sinovial, causando aumentando de volume e dor na ponta do cotovelo. Devido à localização superficial, facilmente a bursa sofre contusão e irritação.
Ombro
O ombro é uma articulação de esfera e encaixe, e tem uma vasta variedade de movimentos, que muitas vezes podem deixar o ombro propenso ao uso excessivo e traumas. Portanto o ombro depende fortemente de um grupo muscular conhecido como manguito rotador para estabilizar a articulação.
SínApós a lesão, a força e a função destes músculos pode ser afetada resultando em desequilíbrio muscular que a menos que dirigida pode levar a dor crônica e perda de movimento da articulação. A postura e a ergonomia têm um papel fundamental a desempenhar nas queixas do ombro, tais como má postura, postura de trabalho incorreta associada a esforço repetitivo.
· Síndrome do Impacto
Esta é a queixa comum em esforço que exijam elevação do braço acima da cabeça, como natação, vôlei, tênis, assim como pedreiros e pintores. Muitas vezes ocorre devido ao esforço excessivo de um par de músculo do manguito rotador (supraespinhal, infraespinhal, subescapular e redondo menor), associada a um pinçamento realizado pelo acrômio, ligamento coracóide contra as estruturas adjacentes:
...