Ciências Biológicas - Produção Textual Individual
Por: gefipla • 13/5/2015 • Trabalho acadêmico • 570 Palavras (3 Páginas) • 784 Visualizações
1 INTRODUÇÃO
Inicialmente, é de suma importância conhecer sobre uma doença que é simples de ser contraída e ao mesmo tempo saber que a Toxoplasmose Congênita pode causar sérios danos à vida do ser humano. O texto em que serviu de base para a realização do trabalho, alerta justamente sobre a questão do cuidado em que se deve ter à ingesta de água e alimentos que podem estar contaminados pelo protozoário Toxoplasma Gondii, sem contar que, o gato é um animal chave para a continuação do ciclo epidemiológico da doença.
2 DESENVOLVIMENTO
Toxoplasmose é uma doença infecciosa, congênita ou adquirida, causada por um protozoário chamado Toxoplasma Gondii, encontrado nas fezes de gatos e outros felinos. O ser humano e animais também podem ser hospedeiros do parasita, mas não definitivo.
O cisto do tipo Toxoplasma Gondii é um parasita muito comum no mundo, podendo ser adquirida pela ingestão de alimentos contaminados, principalmente se a carne for crua ou mal passada em especial a carne de porco e de carneiro e de vegetais que abrigam os cistos após terem tido contato com as fezes de animais hospedeiros.
Quando o organismo humano é infectado, pode atingir o coração, o cérebro e músculo estriado. Uma pessoa que leva a vida saudável, seu sistema imunológico a defende tornando o parasita inativo dentro do organismo. Por outro lado, se a pessoa não tiver uma boa resistência imunológica a infecção pode ser ativada e causar sérios danos à saúde.
A Toxoplasmose não é contagiosa entre seres humanos, com exceção da infecção por Toxoplasmose Congênita que é uma doença que resulta na transferência transplacentária para o concepto, mas nem sempre ocorre a transmissão, podendo ter o risco de 40% e aumentar com o passar da gravidez.
O Toxoplasma Gondii é um protozoário microscópico do filo apicomplexa, que parasita aves e mamíferos, tendo como seu principal hospedeiro definitivo os felídeos. Caracteriza-se por ter dois tipos de hospedeiros: um definitivo e o outro intermediário. O gato (doméstico ou selvagem) é o hospedeiro definitivo o que significa que é nestes animais que são produzidos os oócitos (ovos), já os hospedeiros intermédios podem ser infectados mas não produzem ovos.
O ciclo: os ovos não esporulados são eliminados pelas fezes do gato. Esporulam no meio ambiente tornando-se infecciosos. Os ovos são eliminados em grandes quantidades. Os hospedeiros intermédios (pássaros e roedores) podem ser infectados após a ingestão do solo, água ou material orgânico, como plantas que estejam contaminados.
Os gatos são infectados após
...