Classificação de Protozoários
Artigo: Classificação de Protozoários. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: synararocha • 7/11/2014 • Artigo • 398 Palavras (2 Páginas) • 220 Visualizações
1. Introdução
Protozoários são seres microscópicos, eucariontes e unicelulares. Quando dividimos os seres vivos em Animais e Vegetais, os protozoários são estudados no Reino Animal e os fitos flagelados – que são protozoários – são estudados no Reino Vegetal. Os protozoários constituem um grupo de eucariontes com cerca de 20 mil espécies. É um grupo diversificado, heterogêneo, que evoluiu a partir de algas unicelulares.
A classificação dos protozoários baseia-se fundamentalmente nos tipos de reprodução e de organelas locomotoras. A locomoção se faz por batimento ciliar, flagelar, por emissão de pseudópodos e até por simples deslizamento de todo o corpo celular. Em alguns ciliados há, no lugar do citoplasma, filamentos contráteis, os mionemas. Os pseudópodos, embora sendo expansões variáveis do citoplasma, podem se apresentar sob diferentes formas.
2. Objetivos
- Observar algumas lâminas de alguns protozoários no microscópico óptico.
- Identificar os diferentes tipos de protozoários.
- Analisar as estruturas observadas na lâmina.
3. Materiais e Métodos
3.1. Material
- Lâminas com amostras de protozoários
- Microscópico óptico
3.2. Métodos
Com todos os materiais disponíveis, foi iniciado avisualização das lâminas com amostras de protozoários de algumas espécies.
As lâminas observadas apresentavam quatro tipos diferentes de protozoários, são eles:
• Giardialamblia
• Entamoebahistolytica.
• Trypanosoma cruzi
• Schistosoma mansoni:
5. Conclusão
A partir desta prática experimental, foi possível identificar as diferenças morfológicas das espécies de protozoários já citadas. Vista que esses protozoários são seres muito pequenos e sua visualização só foi possível com o auxilio de um aparelho microscópico, esses animais são classificados no Reino Protista. Sua classificação é feita com base na sua locomoção. Estes micro-organismos de vida livre estão presentes em muitos ambientes, mas alguns levam vida parasitária causando doenças em animais, febre, cistos muito dolorosos e outros males em seus hospedeiros. Muitos protozoários causam doenças nos seres humanos e a outros animais vertebrados. O Trypanosoma cruzi, por exemplo, é um protozoário flagelado causador da doença de Chagas. Entre as outras doenças provocadas por protozoários destacam-se a amebíase pela Entamoebahistolytica. Os protozoários servem como indicadores da qualidade do ambiente, sendo que em águas poluídas por resíduos industriais normalmente não aparecem muitos protozoários enquanto que em águas e solos onde exista matéria orgânica em decomposição eles aparecem em abundância fazendo a decomposição de fezes e qualquer matéria orgânica morta e com isso colaborando com a limpeza do meio ambiente, a presença de muitos
...