Comunicação Na Moda
Trabalho Escolar: Comunicação Na Moda. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Jessicadinech • 1/10/2013 • 552 Palavras (3 Páginas) • 782 Visualizações
COMUNICAÇÃO NA MODA
Os produtos tem uma importância que vão muito além, da questão funcional, os produtos tem a função entre outras, de comunicar significados. Os produtos se tornam símbolos com os quais transmite para eles, o consumidor e pra os outros algum significado. MIRANDA (2008).
A propaganda é reconhecida como uma das principais fontes de significados. Esses significados são transmitidos para as marcas e estas são usadas como recursos simbólicos para a construção e manutenção da identidade da marca. As propagandas são jogos de associações, os produtos buscam comunicar a personalidade da marca. Miranda (2008) e Lipovetsky, (1989), afirmam que da mesma forma que a moda individualiza a aparência dos seres, a publicidade tem por ambição personalizar a marca. Os anúncios de moda utilizam as necessidades e os desejos do seu público-alvo, para a construção de uma linguagem que comunique e afirme que ao utilizar tal marca isso lhe trará certos benefícios. MIRANDA (2008).
A motivação e a emoção frequentemente trabalham juntas no processo de decisão da compra. A motivação impulsiona o consumidor através no momento da compra e a emoção impulsiona essa motivação. LAKE (2009).
O comportamento do consumidor se explica através da necessidade que ele tem de expressar significados mediante a posse de tal produto, que comunica para a sociedade como ele se percebe enquanto interage com seus grupos de amigos, familiares, etc. todo objeto comercial tem uma atitude simbólica, o ato da compra envolve a avaliação de tal significado que a marca transmite, daí que será efetuada a compra ou não, dependendo se esse é o símbolo que ela deseja. MIRANDA (2008).
Signo é tudo aquilo que representa outra coisa. Existe uma divisão de signos proposta por NETTO (2003) que é o ícone, índice e símbolo. O ícone é um signo que possui alguma semelhança com o objeto que está sendo representado, um exemplo de signo icônico é a escultura de uma mulher. Índice é quando o signo possui uma qualidade em comum com o objeto, como por exemplo a fumaça, que é o signo que indica fogo. Símbolo é um signo que se refere a algum objeto denotado por uma associação de ideias produzidas por uma convenção, como por exemplo a cor verde, que representa a esperança.
Segundo SANTAELLA (2005), como qualquer outro tipo de imagem, a fotografia é um signo, pois ela pode representar, substituir, registrar. As imagens são mediações entre o homem e o mundo. Todas as modalidades de signos, inclusive as imagens tem como propósito representar e interpretar a realidade. Assim como os espelhos, os signos refletem a realidade, e também podem de certa forma, deformar o que é refletido, através de truques óticos, mentir para o receptor.
Um conjunto de mensagens relacionados entre si, segundo NETTO (2003), pode ser chamado de forma. Essa forma seria uma espécie de hiper- signo, pois pode abranger muitas informações ao mesmo tempo, que geralmente são expostas em campanhas publicitárias em revistas, outdoor... formando uma imagem.
A maneira como como encaramos o mundo quase sempre afeta aquilo que vemos. O processo é muito individual para todos nós. O controle da psique é frequentemente programado pelos costumes sociais. Da mesma forma que alguns grupos culturais comem coisas que deixariam outros enojados, temos nossas
...