TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Comunicação Na Moda

Trabalho Escolar: Comunicação Na Moda. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/10/2013  •  552 Palavras (3 Páginas)  •  775 Visualizações

Página 1 de 3

COMUNICAÇÃO NA MODA

Os produtos tem uma importância que vão muito além, da questão funcional, os produtos tem a função entre outras, de comunicar significados. Os produtos se tornam símbolos com os quais transmite para eles, o consumidor e pra os outros algum significado. MIRANDA (2008).

A propaganda é reconhecida como uma das principais fontes de significados. Esses significados são transmitidos para as marcas e estas são usadas como recursos simbólicos para a construção e manutenção da identidade da marca. As propagandas são jogos de associações, os produtos buscam comunicar a personalidade da marca. Miranda (2008) e Lipovetsky, (1989), afirmam que da mesma forma que a moda individualiza a aparência dos seres, a publicidade tem por ambição personalizar a marca. Os anúncios de moda utilizam as necessidades e os desejos do seu público-alvo, para a construção de uma linguagem que comunique e afirme que ao utilizar tal marca isso lhe trará certos benefícios. MIRANDA (2008).

A motivação e a emoção frequentemente trabalham juntas no processo de decisão da compra. A motivação impulsiona o consumidor através no momento da compra e a emoção impulsiona essa motivação. LAKE (2009).

O comportamento do consumidor se explica através da necessidade que ele tem de expressar significados mediante a posse de tal produto, que comunica para a sociedade como ele se percebe enquanto interage com seus grupos de amigos, familiares, etc. todo objeto comercial tem uma atitude simbólica, o ato da compra envolve a avaliação de tal significado que a marca transmite, daí que será efetuada a compra ou não, dependendo se esse é o símbolo que ela deseja. MIRANDA (2008).

Signo é tudo aquilo que representa outra coisa. Existe uma divisão de signos proposta por NETTO (2003) que é o ícone, índice e símbolo. O ícone é um signo que possui alguma semelhança com o objeto que está sendo representado, um exemplo de signo icônico é a escultura de uma mulher. Índice é quando o signo possui uma qualidade em comum com o objeto, como por exemplo a fumaça, que é o signo que indica fogo. Símbolo é um signo que se refere a algum objeto denotado por uma associação de ideias produzidas por uma convenção, como por exemplo a cor verde, que representa a esperança.

Segundo SANTAELLA (2005), como qualquer outro tipo de imagem, a fotografia é um signo, pois ela pode representar, substituir, registrar. As imagens são mediações entre o homem e o mundo. Todas as modalidades de signos, inclusive as imagens tem como propósito representar e interpretar a realidade. Assim como os espelhos, os signos refletem a realidade, e também podem de certa forma, deformar o que é refletido, através de truques óticos, mentir para o receptor.

Um conjunto de mensagens relacionados entre si, segundo NETTO (2003), pode ser chamado de forma. Essa forma seria uma espécie de hiper- signo, pois pode abranger muitas informações ao mesmo tempo, que geralmente são expostas em campanhas publicitárias em revistas, outdoor... formando uma imagem.

A maneira como como encaramos o mundo quase sempre afeta aquilo que vemos. O processo é muito individual para todos nós. O controle da psique é frequentemente programado pelos costumes sociais. Da mesma forma que alguns grupos culturais comem coisas que deixariam outros enojados, temos nossas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com