Cromatografia
Projeto de pesquisa: Cromatografia. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: Marihna • 29/5/2014 • Projeto de pesquisa • 692 Palavras (3 Páginas) • 415 Visualizações
INTRODUÇÃO
CROMATOGRAFIA
Cromatografia é um método físico-químico de separação de sólidos dissolvidos em uma solução por meio da migração diferencial de seus componentes em duas fases imiscíveis: fase móvel e fase estacionária.
A fase estacionária é a parte onde o componente é arrastado e se fixa. No caso deste experimento será o papel conseguido a partir do coador de café.
A fase móvel é um líquido ou gás que arrasta os componentes da mistura pela fase estacionária. No experimento em questão será a água e, posteriormente, o álcool.
Esta técnica é utilizada para determinar o número de componentes de uma mistura, bem como identificar quais são estas substâncias.
O primeiro tipo de cromatografia utilizado foi em papel. Este é o tipo que será apresentado neste trabalho.
EXPERIMENTO DE CROMATOGRAFIA EM PAPEL
Objetivo
Ver na prática como ocorre a separação dos componentes de uma mistura por meio da técnica de cromatografia em papel.
Materiais
• Coador de café;
• Bastão;
• Canetas esferográficas coloridas;
• Fita adesiva;
• Álcool;
• Béquer
Procedimento
1. Recorte o coador de papel em tiras de cerca de 4,0 cm de largura e 13 cm de comprimento;
2. Coloque pingos da tinta de cada caneta na parte inferior da tira de papel. Tome o cuidado para não colocar muito na extremidade, deixe cerca de 2,0 cm de base. A distância entre os pontos também não deve ser muito pequena; deve ser cerca de 1,0 cm. Experimente colocar todas as cores ou pode colocar uma a uma.
3. Prenda esta tira na vertical em um lápis, caneta ou pregador que ficará sobre o copo na horizontal. Você pode prender com o clipe ou com a fita adesiva.
4. Coloque álcool no copo ou béquer. Atenção: Não encha o copo, coloque apenas uma quantidade suficiente para molhar a ponta da tira de papel sem alcançar a tinta (aproximadamente 1,5 cm).
5. Coloque a tira no béquer com álcool;
6. Observe o que ocorre com o tempo;
7. Quando o líquido subir por todo o papel, retire-o e deixe-o secar.
Resultados e Discussões
Como uma alternativa da técnica em coluna, pode realizar a cromatografia em uma folha ou tira de papel adsorvente. Para várias finalidades, deve-se preferir papel de filtro celulose. É tão hidrófilo que normalmente mantém um revestimento de água (totalmente imperceptível) adsorvida do ar. Portanto a cromatografia em papel de filtro é quase sempre uma partição, um exemplo de cromatografia líquido-líquido.
Essa é uma técnica de partição que utiliza dois líquidos (líquido-líquido) sendo um fixado em um suporte sólido (papel de filtro). Útil em separação de compostos polares. Encontra-se bastante difundida devido à sua facilidade experimental e ao seu baixo custo.
A cromatografia
...