Custo
Pesquisas Acadêmicas: Custo. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: julianaav • 22/9/2013 • 305 Palavras (2 Páginas) • 581 Visualizações
Introdução
A necessidade de informações se mostra cada vez mais imprescindível no mundo globalizado que vivemos. Para tanto, é necessário o conhecimento básico que possibilita o entendimento de conceitos mais apurados.Todo investidor busca a melhor rentabilidade de seus recursos, e para que se possa medir o seu retorno faz-se necessária a aplicação de cálculos financeiros que possibilitam a tomada de decisão. Grandes corporações tem investido muitos recursos no desenvolvimento de profissionais capacitados a entender e buscar as melhores opções de negócios.
Para o entendimento dos conceitos da matemática financeira este trabalho, foi dividido em etapas e passos, que ora seguem.
Noções de Juros Simples e Compostos
Juros Simples (linear) é um sistema de juros que não encontra aplicações práticas tão generalizadas quanto o critério de capitalização composta. No critério linear os juros incidem unicamente sobre o principal (capital inicialmente aplicado) que geram juros (pagos periodicamente) diretamente proporcionais ao capital e prazo envolvidos na operação.
Já os Juros Compostos (exponencial) encontra-se amplas aplicações práticas, normalmente em operações financeiras de médio e longo prazos. Neste critério de capitalização, os juros incidem sempre sobre o saldo acumulado (montante) e ocorrem, juros sobre juros (não pagos periodicamente), ou seja, no regime de juros compostos os juros gerados em determinada operação é incorporado ao principal e serve como base para o calculo de juros do período posterior.
As taxas de juros se diferem muito para cada tipo de operação financeira, exemplo disso são os descontos de duplicatas para empresas que são sempre bem maiores do que em outras operações financeiras a juros compostos, se fizermos comparações dos juros simples e compostos no caso de empréstimos é sempre será mais vantajoso o juros simples.
...