DESCARTE CORRETO DO OLEO DE COZINHA USADO
Trabalho Escolar: DESCARTE CORRETO DO OLEO DE COZINHA USADO. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: SGS2014 • 16/7/2014 • 635 Palavras (3 Páginas) • 687 Visualizações
DESCARTE CORRETO DO OLEO DE COZINHA USADO
Todo mundo sabe que o óleo comestível, normalmente chamado de óleo de cozinha, é reciclável, mas ainda restam muitas dúvidas por aí: como descartá-lo, por que não podemos jogá-lo na pia ou nos bueiros? O que podemos fazer com o óleo usado?
Primeiro, atentemos a algumas diferenciações e informações básicas. Os óleos são formados por substâncias insolúveis em água (lipídeos). Não existe muita diferença entre óleo e gordura - a única que existe, de acordo com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), tem relação com a temperatura: a 25°C o óleo vegetal é líquido e a gordura é sólida.
Óleo não pode ir pelo ralo
Os óleos não podem ter como destino pias, bueiros, ralos ou guias da calçada porque impactam negativamente o encanamento e também poluem a água, além de contribuírem para morte de seres vivos. Descartar o óleo inadequadamente na natureza pode causar enchentes nas áreas urbanas, pois causa a impermeabilização do solo. Não existe um modelo de descarte ideal do produto, mas sim, alternativas de reaproveitamento do óleo de fritura para a fabricação de biodiesel, sabão e etc. Há rios de certas regiões que ainda hoje recebem todo o esgoto do município sem o devido tratamento. Este efluente, agregado com o descarte do óleo residual, acarretará prejuízos irreversíveis ao meio ambiente. O óleo descartado no ralo e bueiros, além de causar mau cheiro, aumenta consideravelmente às dificuldades referentes ao tratamento de esgoto. Este óleo descartado acaba chegando aos rios e até mesmo ao oceano, através das tubulações. A presença do óleo na água é facilmente perceptível. Por ser mais leve e menos denso que a água ele flutua, não se misturando, permanecendo na superfície. Cria-se assim uma barreira que dificulta a entrada de luz e bloqueia a oxigenação da água. Esse fato pode comprometer a base da cadeia alimentar aquática, causando um desequilíbrio ambiental, comprometendo a vida. Muitos estabelecimentos comerciais (restaurantes, bares, pastelarias, hotéis,...) e residências depositam o óleo de cozinha usado diretamente na rede de esgoto, com conseqüente entupimento e mau funcionamento das estações de tratamento. Para retirar o óleo e desentupir os encanamentos são empregados produtos químicos tóxicos, com efeitos negativos sobre o ambiente.
Então, o que fazer com o óleo?
Após utilizar o óleo de fritura velho, você pode armazená-lo em um recipiente. Conforme for utilizando o óleo, vá armazenando desse modo e lembre-se de sempre fechar bem o recipiente para evitar vazamentos, mantendo também fora do alcance de animais que podem ser atraídos pelo cheiro do óleo ou pela simples curiosidade. Após preencher os recipientes, procure empresas e ONGs especializadas neste tipo de coleta seletiva, assim como postos de entrega voluntária para descartar o seu óleo de forma correta.
A quantidade armazenada de óleo irá variar de acordo com o local em que você for realizar o descarte. Por isso, procure saber o local em que você irá descartar, para então obter a informação da quantidade necessária para realizar a entrega. Lembre-se que 50 mg de óleo provocam a poluição de mais de 25 mil litros de água. Mesmo que você utilize uma pequena
...