Dança Para Educadores
Casos: Dança Para Educadores. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Natalina110600 • 28/3/2015 • 1.266 Palavras (6 Páginas) • 303 Visualizações
NATALINA SILVA PINTO
PROJETO DE PRÁTICA – DANÇA PARA EDUCADORES
Projeto de Prática apresentado ao Centro Universitário Claretiano para a disciplina Dança para Educadores como requisito parcial para obtenção de avaliação, ministrado pela professora Auricelia M. S. dos S. Pereira.
PARANAGUÁ - PR
2012
Curso Licenciatura em Artes
Disciplina Dança para Educadores
Professor responsável
Título do Projeto “Estágio de dança na escola”
Nome do Aluno e RA Natalina Silva Pinto 1106106
Data início do Projeto
Data término do Projeto
1. INTRODUÇÃO
Entendemos a dança como uma forma de manifestação de sentimentos, onde o indivíduo se comunica através dos movimentos corporais, entregando-se à magia de ouvir e sentir a música. Acreditamos que através da dança as pessoas podem, além de se divertir e viver uma vida mais saudável, aprender melhor.
Aproveitando o momento de descontração que a dança permite, podemos trabalhar toda a cultura e tradição que uma dança pode transmitir. E usando desse espaço lúdico, podemos disseminar muito conhecimento.
É com esse propósito que este projeto está sendo desenvolvido, com o intuito de desenvolver nas escolas o aprendizado através da dança, acreditando que de forma simples e descontraída, podemos transmitir às crianças a importância da tradição, da cultura e a alegria e o prazer que a dança pode proporcionar a todos.
2. PÚBLICO-ALVO
A prática será realizada no C.E. Dídio Augusto de Camargo Viana, com os alunos do 6º ano, contando com o auxílio de uma professora da Disciplina de Educação Física e o apoio da direção e da equipe pedagógica do estabelecimento.
3. OBJETIVOS
Identificar a realidade da escola no ensino através da dança.
Explicar aos alunos a importância da dança para o seu desenvolvimento corporal, emocional e intelectual.
Desenvolver uma prática de dança junto aos alunos, visando o ensino-aprendizagem.
Observar a reação dos alunos diante das atividades realizadas.
4. JUSTIFICATIVA
Acreditando ser de relevante importância, procuramos motivar nas escolas o ensino através da dança, permitindo ao aluno a realização de um aprendizado, além de prazeroso, que ele leve para toda a sua vida e transmita para as próximas gerações.
5. METODOLOGIA
Primeiramente conhecer a escola, a direção, a equipe pedagógica e os professores. Logo após, com a autorização da direção, fazer a leitura do Projeto Político Pedagógico e Regimento Interno do estabelecimento. Em seguida, conhecer o espaço físico da escola.
Observar as aulas de Educação Física, juntamente com a professora, com a finalidade de identificar o perfil dos alunos, e vivenciar a realidade de uma sala de aula.
Com a ajuda da professora, elaborar um plano de aula, que possamos trabalhar em parceria.
Aplicar o plano de aula aos alunos.
Realizar a avaliação da atividade junto à professora.
PLANO DE AULA
1. PÚBLICO-ALVO
Alunos do 6º ano.
2. TEMA DA AULA
Dança Livre
3. OBJETIVOS DA AULA
Deixar os alunos mais à vontade com a dança, visto que esta não é uma prática habitual nas aulas de Educação Física, sendo desenvolvida apenas em épocas de festas tradicionais.
4. DESENVOLVIMENTO DA AULA
Passar uma breve informação do que os alunos farão no decorrer dos 50 minutos de aula, essa informação não deve tomar mais que 5 minutos da aula.
Soltar vários tipos de músicas, simultaneamente, para que eles possam apreciar e dançar. Esse é o momento em que passaremos informações sobre as músicas, suas origens, a importância da dança no desenvolvimento do ser humano, etc. Tudo isso com eles dançando, justamente para observar se eles conseguem lembrar posteriormente das informações que lhe foram passadas. Essa fase da aula deve durar 30 minutos.
Colocar os alunos sentados em círculo e rapidamente trocar ideias com eles, perguntar se gostaram da aula, se querem repetí-la, se poderiam, em casa, fazer uma produção textual narrando como se sentiram em
...