Darwin E Lamarck
Artigos Científicos: Darwin E Lamarck. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: saa.sousa • 17/11/2014 • 596 Palavras (3 Páginas) • 1.229 Visualizações
Darwin e Lamarck: Ideias evolucionistas
Ideias Evolucionista de Darwin
O darwinismo, como é conhecido à teoria evolucionista baseada em alguns pressupostos da teoria original de Darwin, difere do lamarckismo. Entre outros aspectos, por defender a ideia e ancestralidade comum - todo ser vivo, em algum ponto no passado, compartilha um mesmo ancestral - e de seleção natural - a sobrevivência dos indivíduos, bem como seu sucesso reprodutivo, depende de sua adaptação ao meio que vivem.
A partir de quatro fatos observados na natureza, Darwin inferir três proposições, as quais podem sintetizar seu pensamento:
Fato 1: As populações naturais de todas as espécies tendem a crescer rapidamente, pois o potencial reprodutivo dos seres vivos é muito grande.
Fato 2: O tamanho das populações naturais, a despeito de seu enorme potencial de crescimento, mantém-se relativamente constante ao longo tempo, sendo limitado pelo ambiente.
Interferência 1: Na natureza, a cada geração, morre grande número de indivíduos, muitos deles sem deixar descendentes.
Fato 3: Os indivíduos de uma população diferem quanto a diversas características, inclusive aquelas que influem na sua capacidade de explorar com sucesso os recursos naturais e de deixar descendentes.
Interferência 2: Os indivíduos que sobrevivem e se reproduzem, a cada geração, são preferencialmente os que apresentam determinadas características relacionadas à adaptação às condições ambientais. Essa conclusão resume o conceito darwinista de seleção natural.
Fato 4: Grande parte das características apresentadas por uma geração é herdada dos pais.
Interferência 3: Uma vez, a cada geração, sobrevivem preferencialmente os mais adaptados, eles tendem a transmitir aos descendentes as características relacionadas a essa maior aptidão para sobreviver, isto é, essa maior adaptação. Em outras palavras, a seleção natural favorece, ao longo das gerações sucessivas, a permanência e o aprimoramento de características relacionadas à adaptação.
Ideias Evolucionista de Lamarck
Segundo Lamarck, cada espécie de ser vivo atual surgiu por transformações sucessivas de uma forma primitiva, originada a partir de matéria não viva. Para ele, a influência do ambiente perturbaria essa tendência natural, gerando variações em torno dos planos ideais de organização corporal.
Lamarck ficou mais conhecido pelas explicações de como o ambiente interfere no rumo natural das transformações por que passam os seres vivos. Segundo ele, o ambiente pode forçar a mudança de hábitos de um ser vivo, levando ao crescimento de certas estruturas e à atrofia de outras em seu organismo, em função do uso e do desuso dos órgãos [lei do uso e desuso].
Um dos exemplos empregados por Lamarck para ilustrar essa ideia foi a ausência de pernas nas serpentes atuais, atribuída por ele á falta de uso dos membros locomotores pelos antecessores desses animais. A adaptação a um novo modo de vida rastejante teria levado os ancestrais das serpentes a usarem pouco as pernas, que tenderiam a se atrofiar. Essa nova característica adquirida seria transmitida à descendência
...