Dicas que podem facilitar os cuidados com a voz
Trabalho acadêmico: Dicas que podem facilitar os cuidados com a voz. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: FABOSA • 3/9/2014 • Trabalho acadêmico • 6.917 Palavras (28 Páginas) • 341 Visualizações
VOCAIS - Apostila Atualizada e Revista
APOSTILA DE TÉCNICA VOCAL
Introdução
TÉCNICA VOCAL: Consiste no conjunto de processos e práticas relacionadas à produção adequada da voz.
O QUE É A VOZ?
É o meio de comunicação mais primitivo. É o som produzido na laringe através da vibração das pregas vocais e amplificado pelo peito, garganta, boca e cabeça.
A voz é uma atividade natural e espontânea, intimamente ligada à emoção.
É através da voz que conseguimos que as pessoas ouçam o que pretendemos comunicar.
Quanto ao aspecto físico, participam em conjunto da voz: as emoções, a cultura e o ambiente, as profissões e a história de cada um.
Por isso dizemos que a voz é única.
Podemos, também, dizer que a voz é um documento.
AS ALTERAÇÕES NA VOZ
* Disfonia - É a alteração na emissão da voz por mecanismo laríngeo incorreto, quer seja de origem orgânica ou funcional. (rouquidão, tremor, debilidade na voz, excesso de nasalização).
* Afonia - É a perda da emissão sonora. Na afonia, conserva-se a articulação, mas se perde a fonação de maneira que a fala é um sussurro.
1) HIGIENE VOCAL:
Higiene é um termo amplo, relacionado aos procedimentos necessários à conservação da saúde. Higiene Vocal consiste de algumas normas básicas que auxiliam a preservar a saúde vocal e a prevenir o aparecimento de alterações e doenças. As normas de higiene vocal devem ser seguidas por todos, particularmente por aqueles que se utilizam mais da voz ou que apresentam tendência a alterações vocais.
DICAS QUE PODEM FACILITAR OS CUIDADOS COM A VOZ
Assim como se faz higiene corporal e bucal, para manter uma vida saudável e limpa, também é necessária uma conscientização quanto ao processo de produção da voz saudável, sem esforço. Deve-se, portanto, fazer uma reflexão a respeito e seguir algumas orientações para que se obtenha uma boa Higiene Vocal:
- Tomar água em abundância, de preferência em temperatura ambiente, é extremamente importante para manter todo organismo hidratado.
- Evite abuso vocal, não grite e evite a competição sonora, ou seja, não dispute sua voz com sons mais fortes e altos, procure falar solto e fácil, procurando falar próximo da pessoa que estiver ti ouvindo, e de preferência de frente para o ouvinte. Agindo assim, você estará utilizando menos força dos músculos da laringe.
- Cuidado com o ruído ambiental, ele provoca o aumento de intensidade da voz, levando ao abuso vocal.
- Evite ingestão de alimentos e bebidas geladas ou quentes em excesso, pois tendem a mudar bruscamente a temperatura da laringe, causando uma alteração no funcionamento das pregas vocais, que poderá originar uma rouquidão ou qualquer outro transtorno vocal.
- Evite cigarro ou qualquer outro tipo de droga, suas toxinas (do cigarro) irritam a mucosa das vias aéreas e consequentemente a sua garganta. O fumante tem maior probabilidade de desenvolver um câncer na laringe do que uma pessoa que não fuma.
- Cuidado com o vestuário. Roupas ou acessórios muito apertados dificultam a movimentação livre das estruturas pulmonares, dificultando a respiração e prejudicando a produção vocal.
- Caso utilize a voz profissionalmente, não se esqueça de realizar exercícios regulares de aquecimento e desaquecimento vocal, sob orientação fonoaudiológica.
- Evite ingerir achocolatados ou amendoim antes de fazer uso da voz, estes e alguns outros alimentos estimulam o aumento de muco nas pregas vocais, podendo ocasionar pigarros, tosses e uma vocalização alterada.
- Respire pelo nariz e com a boca fechada. A respiração predominantemente nasal é fundamental para que ocorra a filtração, aquecimento e a umidificação do ar, fatores importantíssimos para a saúde vocal.
- Quando imitar alguém ou sons variados, não faça força, pois cada pessoa tem uma qualidade vocal e ao ultrapassar seu limite de voz, poderá causar um mal estar, cansaço na voz, rouquidão ou até mesmo dor na garganta.
- Quando estiver praticando esportes ou exercícios físicos, evite falar, procure manter uma respiração controlada. Fazendo assim, você poderá ter um bom desempenho na atividade física sem esforçar demasiadamente a laringe.
- Procure ingerir uma alimentação saudável e nos horários certos, não substitua a refeição por lanche. Tendo estes cuidados, todo o seu organismo tende a funcionar bem.
- Não substitua a água por refrigerantes ou qualquer líquido gaseificado. As químicas e os gases dos refrigerantes impedem a hidratação do corpo. Está com sede? Bebe água! (sem gás).
- Evite ambientes com muita poeira, mofo, mau cheiro etc. A poluição causa problemas respiratórios e alérgicos, consequentemente a voz será prejudicada.
- Não pigarreie ou raspe a garganta. Tais atos provocam atrito nas pregas vocais, podendo levar a lesões. Para evitar o pigarro, beba água, engula saliva, massageie a região da laringe (pescoço) e respire de boca fechada.
- Evite a permanência constante em ambientes com ar condicionado, o ar fica mais seco e provoca ressecamento nas pregas vocais, prejudicando o seu funcionamento.
- Sempre que ocorrer rouquidão constante e por tempo prolongado, procure um fonoaudiólogo.
- Observe sua voz quando fala ou canta, se estiver muito alta ou forte, talvez seja um problema auditivo que esteja ti induzindo a falar desta forma. Procure um fonoaudiólogo.
- Tente viver uma vida menos estressada e agitada. O estresse e aborrecimentos
...