Divisão celular
Seminário: Divisão celular. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: scaution • 27/10/2013 • Seminário • 1.291 Palavras (6 Páginas) • 659 Visualizações
Divisão Celular:
A divisão celular é o mecanismo que leva as células a se multiplicarem dando origem a outras células, as quais todas têm a capacidade de se reproduzir e são extremamente importantes para o desenvolvimento.
Através desta divisão, as células originadas terão pelo menos metade ou mesma quantidade de material genético da célula proveniente, e passa o programa genético de uma geração celular para a geração seguinte.
Outra importante função também é a reconstituição celular, crescimento e desenvolvimento
É importante salientar dois aspectos importantes:
A – Divisão do núcleo (cariotomia ou cariocinese)
B - Divisão do citoplasma (citonese ou citodierese)
Essa divisão é feita por dois tipos de etapas: Meiose e Mitose
Mitose:
A mitose é um tipo de divisão celular que ocorre desde o surgimento da primeira célula do ser vivo, até o momento em que morre. Essa divisão é extremamente importante para o desenvolvimento , pois graças a isso damos continuidade ao desenvolvimento, crescimento e também a reposição de células perdidas.
A mitose se inicia com uma célula diplóide (2n), ou seja, com o número total de cromossomos da espécie (no caso dos humanos, 46). Em seguida, há um período de grande atividade metabólica, denominado interfase, em que ocorre a duplicação do material genético
A mitose ocorre em 4 fases, sendo prófase, metáfase, anáfase, telófase, intérfase
Mitose:
Divisão celular e o Ciclo celular
A divisão de uma célula em duas células-filhas ocorre na fase M do ciclo celular. A fase M consiste em divisões nuclear, ou mitose, e divisão citoplasmática ou citocinese. Nessa Figura a fase M foi expandida para melhor entendimento. A mitose dividida em cinco etapas, as quais, junto com a citocinese estão descritas nesse painel.
Durante a interfase, a célula aumenta de tamanho. O DNA dos cromossomos é replicado e o centrossomo é duplicado.
Fases da mitose:
1- Prófase
Compactação do material genético, condensação dos cromossomos, início da destruição do envoltório nuclear, duplicação do centríolo.
É a fase inicial, os centríolos das células se separam para os polos do núcleo e os cromossomos começam a se organizar e se condensam no núcleo que aumenta seu tamanho pelo desaparecimento do ínvulcro, e formam microtúbulos ,
2- Pró-Metáfase
Cada centríolo vai para um pólo, cromossomos no máximo de compactação, não há mais núcleo, envoltório nuclear completamente desfeito.
3- Metáfase
Cromossomos alinhados no equador da célula, fibras do fuso se ligam ao centrômero da cromátide.
4- Anáfase
As cromátides irmãs se separam, indo uma para cada pólo celular auxiliada pelo encurtamento das fibras do fuso.
5 e 6-Telófase e Citocinese
Descompactação do material genético, reaparecimento do envoltório nuclear, que só fica inteiro novamente na fase G1 da interfase, reaparecimento do nucléolo nas células que o possui, formação do anel contrátil de filamentos de actina que estrangula o citoplasma dividindo-o em dois para dar origem as células filhas.
No final da Mitose existem duas células filhas com a mesma quantidade de cromossomos da célula mãe.
Meiose:
Fase I (equacional):
Prófase I: Compactação do material genético, condensação dos cromossomos, início da destruição do envoltório nuclear, duplicação do centríolo.
Pró-metáfase I: Cada centríolo vai para um pólo, cromossomos no máximo de compactação, não há mais núcleo, envoltório nuclear completamente desfeito.
Metáfase I: Pares cromossomos alinhados no equador da célula, fibras do fuso se ligam ao centrômero dos cromossomos homólogos. Ocorre a recombinação ou crossing-over, ou seja, a troca de partes entre os cromossomos homólogos paternos e maternos.
Anáfase I: Os cromossomos homólogos se separam, indo um par para cada pólo celular auxiliada pelo encurtamento das fibras do fuso.
Telófase I e Citocinese I: Descompactação do material genético, reaparecimento do envoltório nuclear, que só fica inteiro novamente na fase G1 da interfase, reaparecimento do nucléolo nas células que o possui, formação do anel contrátil de filamentos
...