Doenças Sexualmente Transmissiveis
Ensaios: Doenças Sexualmente Transmissiveis. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: julio300699 • 27/9/2013 • 1.202 Palavras (5 Páginas) • 924 Visualizações
Introdução
As Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST) estão entre os problemas de saúde pública mais comum em todo o mundo, com uma estimativa de 340 milhões de casos novos por ano (OMS, 2001).
É sabido que as DST facilitam a transmissão do HIV, por isso passaram a ter redobrada importância nos últimos anos, principalmente no que se refere à vigilância epidemiológica, à capacitação de profissionais para a atenção adequada e à disponibilidade de medicamentos.
Tradicionalmente, os esforços para o controle das DST tem se voltado para o diagnóstico e tratamento no âmbito clínico. No entanto, para obter um maior impacto sobre a população, é necessário implementar atividades preventivas, identificar e tratar os casos o mais precocemente possível.
Neste trabalho será apresentados as principais doenças transmitidas sexualmente, com figura dos respectivos agentes causadores.
1.1 Sífilis
A sífilis é uma doença infecciosa e contagiosa causada por uma bactéria: a Treponema pallidum (figura 1). A sífilis na maioria das vezes é transmitida pelo contato sexual, porém, também pode ser transmitida da mãe para o feto.
Se não tratada adequadamente, a sífilis pode causar sérios danos ao sistema nervoso central e ao coração. A sífilis sem tratamento pode ser fatal.
Figura 1. Treponema pallidum
1.2 Gonorréia
A gonorréia é causada pela bactéria Neisseria gonorrhoeae (figura 2), afeta, principalmente, a uretra, tanto de homens quanto de mulheres.
Não tratada de forma correta, pode causar infecção dos órgãos do sistema genital, com condições de originar esterilidade. Bebês correm o risco de serem infectados por suas mães, no momento do parto, apresentando danos oculares.
Figura 2. Neisseria gonorrhoeae
1.3 Tricomoníase
A tricomoníase é uma doença causada pelo protozoário Trichomonas vaginalis (figura 3), que habita o trato geniturinário feminino e masculino causando infecções. Sua transmissão se dá por meio de relações sexuais desprotegidas ou contato íntimo com as secreções de indivíduo infectado.
Para evitar este tipo de doença, deve-se melhorar as condições higiênicas, usar preservativos no ato sexual e evitar usar roupas que não sejam de uso próprio.
Figura 3. Trichomonas vaginalis
1.4 Clamídia
Clamídia é a doença sexualmente transmissível de maior prevalência no mundo. Ela é causada pela bactéria Chlamydia trachomatis (figura 4), que pode infectar homens e mulheres e ser transmitida da mãe para o feto na passagem pelo canal do parto.
A infecção atinge especialmente a uretra e órgãos genitais, mas pode atingir a região anal, a faringe e ser responsável por doenças pulmonares.
Figura 4. Chlamydia trachomatis
1.5 Condiloma acuminado
A infecção é pelo vírus HPV (figura 5) é uma das mais comuns DST virais.
A atividade sexual, quando exercida precocemente, aliada a um número alto de parceiros sexuais, juntamente com o fumo, paridade e outras doenças sexualmente transmissíveis podem contribuir para aumentar as chances de infecção pelo vírus.
Figura 5. HPV
1.6 Linfogranuloma venéreo
O linfogranuloma venéreo é uma doença causada pela bactéria Chlamydia trachomatis (figura 6). Caracteriza-se pelo aparecimento de uma lesão genital e que se apresenta como uma ulceração (ferida) ou como uma pápula (elevação da pele).
A transmissão mais frequente dá-se através da relação sexual. O reto de pessoas cronicamente infectadas é reservatório de infecção.
Figura 6. Chlamydia trachomatis
1.7 Cancro mole
O cancro mole é uma doença é causada pela bactéria gram-negativa Haemophilus ducreyi (figura 7).
Consiste em feridas contagiosas irregulares, avermelhadas, com base mole e fundo purulento. Geralmente são múltiplas, devido à capacidade de autoinoculação. Podem ocorrer, principalmente, nos órgãos sexuais, mas lábios, boca, língua e garganta também podem ser afetados.
Figura 7. Haemophilus ducreyi
1.8 Granuloma Inguinal
A granuloma Inguinal é causada pela bactéria Dovania granulamatis (figura 8). Ao contrário das demais doenças sexualmente transmissíveis,
...