TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Emissões de gases de efeito estufa

Projeto de pesquisa: Emissões de gases de efeito estufa. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/11/2014  •  Projeto de pesquisa  •  1.345 Palavras (6 Páginas)  •  422 Visualizações

Página 1 de 6

INTRODUÇÃO

O mundo está mudando, e o desenvolvimento sustentável, que contempla os conceitos de eco eficiência e responsabilidade social, está no centro desta transformação – econômica, tecnológica, social, política e cultural. Para a empresa, isso significa mudança nas estratégias de negócio e nas práticas administrativas e operacionais. Agora, o desenvolvimento da empresa depende da melhoria das suas relações com o meio ambiente e com a sociedade. Os empresários possuem uma capacidade muito grande de assimilar as mudanças, haja vista a revolução da qualidade que influenciou as atividades das empresas em todo o mundo. A experiência adquirida é um alicerce também para a gestão do meio ambiente, para as ações voltadas para a comunidade e sociedade na qual a empresa está inserida. A competitividade da empresa no mercado dependerá disto.

Portanto, objetiva-se apresentar neste trabalho os benefícios do uso de matérias prima recicláveis do ponto de vista produtivo e ambiental.

DESENVOLVIMENTO

A era industrial

A partir do Século XVIII, a Revolução Industrial dá ao ser humano, conhecimentos científicos e meios para dominar a natureza.

Inicia-se a produção em grande escala e aumento do consumo, proporcionalmente há um aumento da geração de resíduos industriais o que gera um impacto no meio ambiente.

Em fins do Século XX, ante a ameaça de escassez dos recursos naturais, a sociedade percebe a necessidade de conciliar o progresso com a natureza provedora.

Surge o conceito do Desenvolvimento Sustentável.

O que é Desenvolvimento Sustentável?

Atendimento às necessidades da geração atual sem comprometer a sobrevivência e a qualidade de vida das gerações futuras.

Eco-eficiência

Produção de bens e serviços a preços competitivos visando satisfazer às necessidades do mercado e ao mesmo tempo contribuir para melhorar a qualidade de vida das populações, reduzindo os impactos ambientais e a demanda por recursos naturais.

Com este pensamento as empresas de maior porte criaram departamentos voltados para o tema ambiental e que tratam de questões como: uso racional de matérias-primas, insumos, energia, água e ar, como também se preocupam com processos produtivos que causem menores danos à natureza, mediante a redução de lixo, despejos e degradação ambiental em geral, tendo em vista também uma melhoria no custo de produção fazendo a reciclagem dos resíduos de processo como:

• Emissões de Gases do Efeito Estufa (GEE).

• Resíduos do uso de água e poluição.

• Resíduos sólidos de processos.

Emissões de Gases do Efeito Estufa

Em comparação com outros processos industriais, a siderurgia utiliza mais intensivamente o carbono, que atua simultaneamente como combustível e redutor na produção de ferro gusa em altos fornos.

Em ambas as funções, o resultado é a formação de grandes quantidades de CO2, quer como produto das reações de remoção do oxigênio dos óxidos de ferro (redução), quer como produto da combustão.

Embora importante, a produção de gusa não constitui a única fonte de emissão de Gases de

Efeito Estufa (GEE) na siderurgia: um dos veículos da adição de carbono nos altos fornos é o coque, um dos produtos da destilação de uma mistura de carvões minerais em altas temperaturas que implica na formação de grandes volumes de gases condensáveis e não condensáveis, dentre os quais o CO2; o CH4 (metano) e NMVOC (Compostos Orgânicos Voláteis exceto metano).

Tanto os gases do alto forno (GAF) quanto os da coqueria (COQ) têm seu poder calorífico aproveitado nas diversas unidades de uma siderúrgica integrada, sendo queimados para fornecer calor aos fornos ou para a produção de vapor e geração de energia elétrica a partir das centrais termelétricas das usinas.

Com todo esse movimento para melhorias das condições do planeta a empresas criaram formas de aproveitamentos dos gases o que também tornou se financeiramente interessante, pois o GAF tem alto poder calorífico sendo usado em fornos de reaquecimento como exemplo na laminação e regeneradores de gás aquecendo o oxigênio injetado no AF para melhorar o desempenho na redução do minério, podendo assim destinar de forma adequada com meio ambiente.

Nas siderúrgicas tem se como meio de economia e também uma forma de reciclagem a implantação de centrais termoelétricas que aproveitam os gases gerados no processo produtivo proporcionando o aumento da capacidade de geração própria de energia elétrica pelas empresas.

Atualmente a geração própria de energia elétrica representa mais de 30% do total consumido pelo setor.

Na tabela 01 procurou-se relacionar os principais setores de produção das indústrias do ferro entendendo-se como tal o conjunto siderurgia e produção de ferro ligas bem como identificar e caracterizar as fontes e respectivas emissões de CO2 que, para efeito dos inventários de emissão de GEE, são consideradas como as mais relevantes.

Resíduos do uso da Água e Poluição

Com a operação dos altos fornos são gerados, os efluentes provenientes do resfriamento do alto-forno (toda água utilizada no resfriamento da carcaça e das ventaneiras do alto-forno, gerando elevação de temperatura), águas de lavagem dos gases (toda água proveniente do sistema de limpeza dos gases de alto-forno) e granulação de escória (água utilizada para granular escória).

Para controle desses efluentes foram implantados os seguintes tratamentos:

- Os resfriamentos das carcaças e ventaneiras utilizam a água em circuito fechado, havendo perda apenas por evaporação, reposta por make-up com água tratada;

- O sistema de tratamento da água de granulação de escoria foi implantado, conforme projeto apresentado pela Feam. Este sistema consiste em rampas para a granulação instaladas em cada

Alto Forno, as quais são supridas com água por

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.6 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com