Enade Resolução Fisioterapia
Artigos Científicos: Enade Resolução Fisioterapia. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: 13032013 • 27/9/2014 • 9.946 Palavras (40 Páginas) • 815 Visualizações
As questões de 01 a 07 se referem à formação geral do estudante.
Questão 01 (CESP- 2009 – INMETRO - adaptado) O cientista Wallace Broecker foi premiado por ter sido a primeira pessoa a publicar a expressão aquecimento global, em 1975. Ele acredita que, para lutar contra o fenômeno das mudanças climáticas, além da necessidade de redução das emissões dos países desenvolvidos, eles deverão também extrair o dióxido de carbono que já emitiram na atmosfera. Ao advertir para as enormes consequências das mudanças climáticas, o cientista admitiu que a dependência mundial em relação aos combustíveis fósseis não deverá mudar, pois as energias renováveis não serão consagradas totalmente nos próximos 50 anos.
Jornal do Brasil, 16/6/2009, p. A24 (com adaptações).
www.apolo11.com http://www.revistaopinioes.com.br/aa/materia.php?
Tendo o texto e os gráficos acima como referência inicial e considerando as múltiplas implicações do tema por ele abordado, julgue os itens que se seguem em Verdadeiros (F) ou falsos (F).
I. ( ) No Brasil, o tema do meio ambiente, conquanto adotado por organizações não governamentais, centros de pesquisa e instituições acadêmicas, é pouco presente no debate político, não conquistando, nem mesmo, espaço na estrutura político-administrativa do Estado. II. ( ) Infere-se do texto que o uso maciço do petróleo como matriz energética do sistema produtivo mundial está com os dias contados. III. ( ) Entre as enormes consequências das mudanças climáticas apontadas por muitos estudiosos, a que o texto alude, é a elevação do nível dos mares e seus efeitos trágicos para determinadas regiões litorâneas. IV. ( ) Devido ao estágio de desenvolvimento econômico e ao grau de sofisticação tecnológica alcançado, os Estados Unidos da América (EUA) são, ao mesmo
tempo, uma das maiores economias do mundo e o país cuja taxa de emissão de gases poluidores na atmosfera é a menor. V. ( ) Segundo o premiado cientista a que o texto se refere, para se resolver definitivamente os problemas decorrentes do aquecimento global, é suficiente que os países mais ricos do mundo reduzam significativamente suas emissões de dióxido de carbono.
A sequência correta é:
a) V, V, V, V, V. b) V, V, F, F, V. c) V, F, V. F, V. d) F, F, V, F, F. e) F, V, F, V. F.
Alternativa Correta: D
Comentários:
I. Falso porque O Ministério do Meio Ambiente (MMA), criado em novembro de 1992, tem como missão promover a adoção de princípios e estratégias para o conhecimento, a proteção e a recuperação do meio ambiente, o uso sustentável dos recursos naturais, a valorização dos serviços ambientais e a inserção do desenvolvimento sustentável na formulação e na implementação de políticas públicas, de forma transversal e compartilhada, participativa e democrática, em todos os níveis e instâncias de governo e sociedade. II. Basta atenção ao trecho: "o cientista admitiu que a dependência mundial em relação aos combustíveis fósseis não deverá mudar, pois as energias renováveis não serão consagradas totalmente nos próximos 50 anos". III. A drástica redução das geleiras é a maior evidência das mudanças climáticas geradas pelo aquecimento global provocado pelas imensas emissões de gases que intensificam o efeito estufa, como o dióxido de carbono (CO2). Derretendo e aumentando o nível dos mares. Além de que o aquecimento global provoca subida dos mares principalmente por causa da expansão térmica da água dos oceanos. IV. Os EUA ainda são os maiores emissores de dióxido de carbono no mundo. V. Ele acredita que, para lutar contra o fenômeno das mudanças climáticas, além da necessidade de redução das emissões dos países desenvolvidos, eles deverão também extrair o dióxido de carbono que já emitiram na atmosfera.
Questão 02 Tabelas e gráficos são recursos bastante utilizados para representar resultados de pesquisas e informações de forma organizada. Com eles, podemos visualizar informações numéricas facilitando a leitura, interpretação e a utilização de resultados. Leia com atenção a tabela abaixo para responder à questão:
Fonte: http://www.ipea.gov.br/retrato/pdf/primeiraedicao.pdf
Analisando o gráfico acima podemos inferir que:
I. Em 2003, nos domicílios chefiados por homens brancos, 78% não tinham acesso a microcomputador, 83% a internet e 53,5% a telefone celular. II. Em 2003, nos domicílios chefiados por negros, esses valores eram, respectivamente, de 93%, 95% e 71%. III. Quando se cruza a chefia por raça e sexo, percebe-se que são sempre as mulheres negras as que se encontram em pior situação e, nesse caso, estão, portanto, mais sujeitas à exclusão digital. IV. A mulher, de forma geral está em melhor situação que os homens.
Estão corretas as afirmações:
a) I, II, III. b) I, II, IV. c) II, III. d) I, IV. e) II, IV.
Alternativa Correta: C
Comentários: Observando o gráfico vê-se:
I. (Errada) porque constata só por homens brancos, não possui telefone celular 52,1 e não 53,5 II. (certa) Por negros (homens e mulheres) média dá o resultado oferecido na resposta. III. (certa) por constatar que na tabela a de pior situação é a mulher negra. IV. (errada) a mulher (branca e negra estão em pior situação, comparada com os homens.
Questão 03 GUERRA ENTRE “BARRAGEIROS” REVELA QUE SANTO ANTÔNIO PASSOU A PERNA NO IBAMA
Estadão de São Paulo, caderno Economia & Negócios, do dia 28/02. Segundo o diretor-presidente da ESBR, Victor Paranhos, se a SAE seguisse a regra proposta à Agência Nacional de Águas (ANA), em março de 2012, os impactos em Jaci-Paraná e Porto Velho seriam inferiores ao verificado atualmente. Pela proposta, diz ele, a empresa teria de iniciar a redução do nível do reservatório para a cota de 68,5 metros quando a vazão do rio chegasse a 34 mil metros cúbicos por segundo (m³/s). No dia 3 de fevereiro, o reservatório estava na cota de 70,4 metros e a vazão era de 38.315,68 m³/s. Segundo ele, se isso ocorrer, os impactos observados agora podem ser ainda piores no futuro. Nas últimas semanas, com a pior cheia dos últimos 100 anos,
...