Epidemiologia
Dissertações: Epidemiologia. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: JSAPS • 9/3/2015 • 6.461 Palavras (26 Páginas) • 675 Visualizações
1- Planos de delimitação do corpo humano
Na posição anatômica o corpo humano pode ser delimitado por planos tangentes à sua superfície, os quais, com as suas intersecções, determinam a formação de um sólido geométrico.
As faces desse paralelepípedo possuem os seguintes planos correspondentes:
• Dois planos verticais, um tangente ao ventre (plano ventral ou anterior) e um ao dorso (plano dorsal ou posterior). Estes planos e outros a eles paralelos são também chamados de planos frontais por serem paralelos à fronte. As denominações ventral e dorsal são reservadas ao tronco e anterior e posterior aos membros.
• Dois planos verticais tangentes aos lados do corpo - planos laterais direito e esquerdo.
• Dois planos horizontais, um tangente à cabeça - plano cranial ou superior - e outro à planta dos pés - plano podálico (de podos = pé) ou inferior.
O tronco isolado é limitado, inferiormente, pelo plano horizontal que tangencia o vértice do cóccix, ou seja, o osso que no homem é o vertígio da cauda de outros animais. Por essa razão, este plano é denominado caudal.
-Planos de secção do corpo humano
Além dos planos de delimitação do corpo humano, é possível traçar também os planos de secção.
São eles:
• O plano que divide o corpo humano em lado direito e esquerdo é denominado mediano. Toda secção do corpo realizada por planos paralelos ao mediano é chamada de secção sagital, e os planos de secção são também chamados sagitais. O nome deriva do fato de que o plano mediano passa pela sagitta (que significa seta) do crânio fetal.
• Os planos de secção paralelos aos planos ventral e dorsal, são chamados de frontais e a secção também é denominada frontal.
• Os planos de secção que são paralelos aos planos craniais, podálico e caudal são horizontais. A secção é denominada transversal.
2- É composta por três estruturas: orelha interna, orelha média, e orelha externa.
Ouvido externo: É composto pela orelha, ou seja, pelo pavilhão auricular e pelo meato acústico externo. No ouvido externo as ondas sonoras são concentradas.
Ouvido médio: É composto pela membrana timpânica, ou tímpano, como já foi chamado. A membrana auditiva é um conjunto de três ossículos (martelo, bigorna e estribo) e da tuba auditiva. Do ouvido médio, as ondas sonoras são transmitidas ao nervo auditivo.
Ouvido interno: É composto por três estruturas, (vestíbulos, cóclea, e ductos semicirculares) que são preenchidas por um liquido. Dentro da cóclea existem as células ciliadas. O ouvido interno aloja as terminações do nervo auditivo.
3- As articulações fibrosas são divididas em quatro grupos:
• As sindesmoses, que possuem grande quantidade de tecido contínua que pode formar um ligamento Inter ósseo ou membrana Inter óssea - impedindo, portanto, o movimento. Como exemplos têm as articulações tíbio-fíbular inferior e a articulação sacro-ilíaca posterior.
• As suturas, que têm menos tecido conjuntivo do que as sindesmoses, e são encontradas exclusivamente nas articulações dos ossos do crânio. De acordo com a forma da superfície óssea articulante, podem ser divididas em:
• Plana;
• Serrátil - exemplo: sutura entre os ossos parietais direito e esquerdo;
• Escamosa.
• As esquindileses são articulações que se verificam entre uma superfície em forma de crista de um osso ( por exemplo, do corpor do esfenoide, que se aloja em uma superfície em forma de fenda de outro osso (fenda entre asas do vômer, na semelhança do encaixe de um cavaleiro em cima do cavalo).
• As gonfoses são articulações nas quais um processo cônico está inserido numa cavidade, à semelhança de um prego inserido na madeira, por exemplo. Como exemplo de gonfose temos os dentes inseridos nos Alvéolos dentários.
4- Tipos de cartilagem: Hialina, Fibrosa e Elástica.
Hialina- São bem resistentes e fortes, pois são formadas por densas fibras colágenas. Estão presentes nas extremidades de ossos, nas articulações. Estão presentes também no nariz (fossas nasais), brônquios e na traqueia.
Fibrosa- Possui pouca quantidade de matriz gelatinosa em sua composição. É formada por fibras colágenas de alta densidade, portanto suporta altas pressões. Podemos encontrar este tipo de cartilagem na mandíbula e nos meniscos dos joelhos.
Elástica- Composta por grande quantidade de fibras de elastina. É muito flexível e leve. Estão presente no nariz, laringe, tuba auditiva e epiglote. Possui pouca quantidade de colágeno.
5- Alguns exemplos de articulação sinovial incluem os joelhos, a coxofemoral e a articulação temporomandibular (que une o crânio e a mandíbula). Tipos:
Gínglimo ou uniaxial: cotovelo
Pivô: articulação atlantoaxial
Articulação do ombro: multiaxial ou esferoidal
Plana: carpo
Articulação trocoide (em pivô) - uma projeção de um osso, semelhante a um dente, gira sobre um receptáculo, em fora de anel, do outro osso; ou, reciprocamente, o anel gira em torno da projeção. Esta entre as duas primeiras vértebras cervicais que permite a rotação do crânio sobre o eixo da coluna vertebral e move-se de um lado ao outro. Exemplo: balançar a cabeça para dizer não.
6- O crânio é o esqueleto da cabeça; vários ossos formam suas duas partes: o Neurocrânio e o Esqueleto da Face.
Neurocrânio
(08-Ossos) Frontal (01) Occipital (01) Esfenoide (01) Etmoide (02) Temporais, (2) Parietais.
Esqueleto da Face(1)Mandíbula, (1) Vômer (02) Zigomático (01) Maxila (02) Palatino (02) Nasal (02) Lacrimal (02) Concha Nasal Inferior.
A parte superior do crânio é chamada de cúpula do crânio ou calvária. É atravessada por quatro suturas (articulações que permitem mínima mobilidade aos ossos do crânio):
1 - Sutura Coronal ou Bregmática: entre os ossos frontal e parietais
2 - Sutura Sagital: entre os dois
...