Equipamentos de Um Laboratório
Por: Joyce Baptista • 23/9/2019 • Relatório de pesquisa • 894 Palavras (4 Páginas) • 150 Visualizações
INTRODUÇÃO
Na Bioquímica, a manipulação de equipamentos deve ser extremamente cuidadosa de forma a minimizar os erros, obtendo dados mais confiáveis possíveis e a preservar a integridade dos equipamentos utilizados. Todo trabalho está sujeito a erro, seja do mal-uso do equipamento, má calibração ou mesmo erros de causas indeterminadas. Para obter um resultado confiável é importante se conhecer os materiais que estão sendo utilizados, bem como sua forma de utilização. Em um primeiro momento no laboratório, todos os materiais, que por ventura serão utilizados, são apresentados. No laboratório de bioquímica explorado para confecção deste artigo, encontrava-se disponível pipetas de variados volumes, tubos de ensaio, Erlenmeyer, béquer, cilindro graduado, proveta, balão volumétrico, almofariz e pistilo, bastão de vidro, suporte, kitasato, suporte universal, mufa, funil, pera, biso de Bunsen, pissete e placa de aquecimento e agitação.
A segurança no laboratório também é tão importante quanto o entendimento dos equipamentos disponíveis para o experimento. Os EPIs (equipamentos de proteção individual) e os EPCs (equipamentos de proteção coletiva) também devem ser de conhecimento dos usuários do local. Como EPis podemos citar a utilização de jaleco, óculos de segurança, mascara, luva e touca. Como EPCs citamos chuveiro, lava olhos e manta corta fogo.
Como em um laboratório de Bioquímica e existência de produtos ácidos e utilização de fogo se faz constante, acidentes como queimaduras podem acontecer. Estas podem ser térmicas ou químicas. A queimadura química ainda se divide em acida ou básica, causada por produtos ácidos ou alcalinos e saber como tratar de imediato os ferimentos também faz parte da boa prática de laboratório.
OBJETIVOS
Ambientar o aluno na manipulação adequada de uma parte das vidrarias e outros equipamentos utilizados em bioquímica.
MATERIAIS E MÉTODOS
Como já foi falado na introdução deste artigo, o bom entendimento do funcionamento dos equipamentos é de extrema importância para a segurança dos colaboradores quanto para se obter um bom resultado do experimento. Então, nesse momento se faz necessário saber responder as seguintes questões:
- Desenhe e cite a função das seguintes vidrarias:
- Erlenmeyer
- Pipeta graduada
- Bequer
- Proveta
- Tripé de ferro e tela de amianto
- Balão volumétrico
- Tubos de ensaio
- Qual deve ser sua atitude quando houver:
- Queimaduras por ácidos
- Queimaduras por bases
- Você está trabalhando em grupo com seus colegas, o bico de Bunsen está aceso, quando um vazamento de gás provoca um incêndio, derretendo a mangueira de gás e queimando um dos seus colegas. Descreva, em ordem, as atitudes que você tomaria:
- Cite as vantagens e desvantagens do uso da proveta em relação ao uso da pipeta, para se medir volumes de líquidos.
- Descreva a forma correta de se realizar a técnica de pipetagem. Como se pipeta 3ml de um liquido em uma pipeta graduada de 5ml e, como se pipeta 2ml de um liquido em uma pipeta graduada de 2ml.
RESULTADOS E DISCUSSÃO
Analisando as questões impostas pelos materiais e métodos utilizados, obtivemos as seguintes respostas:
- Desenhe e cite a função das seguintes vidrarias:
- Erlenmeyer:
Frasco utilizado para aquecer líquidos ou para efetuar titulações.
- Pipeta graduada:
Equipamento calibrado para medida precisa de volume de líquidos. É utilizada para escoar volumes variáveis.
- Bequer:
Recipiente com ou sem graduação, utilizado para o preparo de soluções, aquecimento de líquidos.
- Proveta:
Frasco com graduações, destinado a medidas aproximadas de volume de líquidos, dissoluções de substancias e medidas grosseiras de volume
- Tripé de ferro e tela de amianto:
O tripé é um suporte principalmente para telas de amianto. Tela de amianto, por sua vez, é uma tela metálica contendo amianto, utilizada para distribuir o calor durante o aquecimento.
...