Esteitica E Imagem Pessoal
Trabalho Universitário: Esteitica E Imagem Pessoal. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: miryam • 9/6/2014 • 934 Palavras (4 Páginas) • 401 Visualizações
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4
3 CONCLUSÃO...........................................................................................................6
REFERÊNCIAS............................................................................................................7
1 INTRODUÇÃO
A acne é uma doença inflamatória crônica que acomete em sua maior parte a população adolescente do sexo masculino, tendo seu início na puberdade. Não apresenta uma evolução rápida e cada vez mais tem acometido adultos em fase produtiva. Pode levar a importantes consequências psicossociais como baixa autoestima, isolamento social e depressão. É uma doença multifatorial e sabe-se que o fator hereditário pode estar envolvido.
2 DESENVOLVIMENTO
A acne é uma doença de pele que causa a formação de espinhas, cravos e lesões vermelhas inflamadas (pápulas, pústulas e cistos). Essas formações são normalmente chamadas de "espinhas".
A acne ocorre quando orifícios minúsculos na superfície da pele, chamados de poros, ficam obstruídos.
Acne manifestada no rosto de um garoto
• Cada poro é uma abertura para um folículo que contém um pelo e uma glândula sebácea. Essas glândulas sebáceas ajudam a lubrificar a pele e remover células mortas.
• Quando as glândulas produzem muito óleo, os poros podem ficar bloqueados. Sujeira, resíduos, bactérias e células inflamatórias se acumulam. A obstrução é chamada de comedão.
• O topo do comedão pode ser branco (espinha) ou preto (cravo).
• Se o comedão romper, o material dentro do comedão causará inchaços e saliências vermelhas.
• Se a inflamação for profunda, as espinhas podem aumentar a formar cistos firmes e dolorosos.
A acne é um problema causado por inchaço e inflamação, não um problema causado por bactérias. O principal causador é o Propionebacterium acnes.
A acne é mais comum em adolescentes, mas pode acontecer em qualquer idade, mesmo em bebês. Três de cada quatro adolescentes têm acne. As alterações hormonais possivelmente causam o aumento da oleosidade da pele. Entretanto, as pessoas entre 30 e 40 anos também podem ter acne.
A acne tende a atingir pessoas da mesma família e pode ser desencadeada por:
• Alterações hormonais relacionadas a menstruação, gravidez, pílulas anticoncepcionais ou estresse
• Produtos oleosos, cosméticos para os cabelos
• Determinados medicamentos (como esteroides, testosterona, estrogeno e fenitoína)
• Níveis altos de umidade e suor
Além da predisposição genética toda e qualquer situação em que a glândula sebácea fique hiperestimulada pelo aumento dos hormônios sexuais pode levar ao surgimento de lesões de acne.
O mecanismo fisiopatológico do quadro apresentado pelo cliente é
1-Queratinização folicular aumentada
2-Produção sebácea ampliada
3-bactérias presentes na pele e no ar vão para o local e se reproduzem
4-Inflamação do local
5-Vermelhidão com resposta imunológica
O paciente deve seguir as orientações a ser feitas pelo profissional de estética ao se deparar com o quadro apresentado.
...