Estudo De Caso
Artigo: Estudo De Caso. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: • 6/10/2014 • 372 Palavras (2 Páginas) • 430 Visualizações
Faculdade Nobre
Curso: Biomedicina 1° semestre, turma B
Disciplina: Metodologia da Pesquisa Cientifica
Docente: Rodolfo Macêdo
Aluno: Jéssica Araújo e Edjane Sales
Diálogos & Ciência - - Revista Eletrônica da Faculdade de Tecnologia e Ciências de Feira de Santana. Ano II, n. 6,dez. 2005
O artigo mostra uma pesquisa feita com alunos da 5° serie do CPM, da cidade de Feira de Santana-Bahia. É elaborada uma pesquisa com 228 alunos desse colégio onde constatou-se 115 casos positivos para os parasitos intestinais. Esse trabalho tem como objetivo diagnosticar e orientar dos danos que as verminoses podem causar, tendo em vista a prevenção e a qualidade de vida. E conclui-se que a contaminação acontece pela falta de conhecimento sobre o assunto, situação econômica e a falta de higiene, principalmente.
“ Este artigo visa apresentar o estudo dos parasitos intestinais em alunos da 5° série dp CPM, onde se tem por finalidade orientar e esclarecer os riscos que as verminoses causam na saúde dessas crianças.” (l.1)
“Percebe-se diante do exposto que o exame parasitológico é de suma importância para detectar a existência de verminoses nocivas à saúde das pessoas.” (l.10)
“Tem-se observado que a situação econômica das pessoas influência, ou até mesmo determina o acontecimento de algumas enfermidades.” (l.20)
“ Observa-se que o CPM está situado em um bairro periférico, que não possui rede de esgoto completa assim, tem-se o contato direto com diversos meios para a contaminação de verminoses.” (l.27)
“ E para esta pesquisa foram utilizados os grupos da 5 série, abrangendo uma amostra de 228 alunos” (l.35)
“ A metodologia usada neste trabalho foi quantitativa na medida em que mostra os números de incidências de casos de parasitos e qualitativos quando procura identificar e qualificar as espécies encontradas. “ (l.40)
“ Observa-se que dos 229 exames analisados, 113 tinham resultados positivos, com um percentual de 49,56%.” (l.50)
O estudo dessa pesquisa trata de um assunto que é um problema público juntamente com a falta de educação e informação da população. Onde encontra-se um numero relativamente grande de pessoas infectadas por verminoses. O que não deveria mais ocorrer já que temos tantos avanços e qualidade de poder melhorar fatos como esses. Isso só mostra a falta de importância com doenças que são taxadas de sem importância, mas que se agravadas poderá levar até a morte.
...