Extremidade Do Membro Apendicular Torácico
Trabalho Escolar: Extremidade Do Membro Apendicular Torácico. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Rita23 • 3/10/2013 • 846 Palavras (4 Páginas) • 943 Visualizações
Introdução
Este trabalho visa apresentar as funções da extremidade do membro apendicular torácico, onde se localiza carpos, metacarpos e falanges e a diferença entre as espécies carnívoras, bovinas, suínas e a do homem.
Extremidade Membro Apendicular Torácico:
Compõem-se de ossos do carpo, metacarpos e falanges que se localizam após o radio/ulna.
Carpo: É formado por um conjunto de ossos ordenados em duas fileiras uma proximal e outra distal. A fileira proximal articula-se com o radio no eqüino e, nas demais espécies com radio e ulna. A fileira distal se articula com os ossos metacarpianos.
Fileira proximal: carpo radial, intermédio, ulnar e acessório (mais lateral e caudal).
Fileira distal: composta por três ou quatro ossos segundo osso cárpico, terceiro osso cárpico e quarto osso cárpico.
O carpo serve para dar flexibilidade a região (que corresponde a nosso punho) e amortecer os impactos que são transmitidos do conjunto radia-ulna e daí a raiz do membro.
Metacarpos: É um conjunto de três Ossos (Segundo Osso Metacarpo, Terceiro Osso Metacarpo e Quarto Osso Metacarpo) que sofrem o processo de Sinosteose (Fusão que acontece entre dois ossos através de uma membrana óssea). O Osso principal é o Terceiro Osso Metacarpo, ficando mais evidente entre eles.
Falanges: As falanges são os ossos que formam os dedos das mãos e pés dos vertebrados se classificam:
Falange proximal ou primeira falange: é o menos osso longo, na extremidade distal que apresenta côndilos que se articulam com falange média e na extremidade proximal articula-se, na face palmar,com ossos sesamóides proximais.
Falange média ou segunda falange: esta situada entre as falanges proximal e dista. É achatada no sentdo dorso palmar e sua largura é proporcional a altura.
Falange distal ou terceira falange: acha-se envolvida pelo casco, com o qual se assemelha. Apresenta três faces: articular, parietal e solar.
Sesamóides proximais: são em número de dois para cada metacarpiano (no bovino são quatro) localizados na face palmar da articulação do grade metacarpiano com falange proximal.
Sesamóides distais ou osso navicular (particular do eqüino): é um osso único, localizado na junção da falange média com a falange distal, articulando-se com ambas é sempre um para cada dedo desenvolvido, exemplo bovino apresenta dois distais e o suíno também, pois apenas dois dedos encostam no solo.
Diferenças entre as Espécies
Bovino
Carpo: são seis ossos apresentados na fileira distal e apenas dois ossos, pois há uma fusão entre o segundo e o terceiro carpiano.
Metacarpo: existem dois dedos desenvolvidos, terceiro e quarto, sendo o segundo e quinto vestigiais (possuem somente a porção córnea) e estão situados na face palmar da falange proximal, não se articulando com o restante do esqueleto.
A epífise distal do Metacarpo dos bovinos possui duas áreas articulares para os dedos principais que são dois.
O metacarpo do bovino possui dois forames que atravessam o osso no sentido dorsopalmar sendo, um proximal e um distal, e são chamados de Canais Metacárpicos. Os canais estão unidos por sulcos longitudinais nas faces dorsal e palmar. Pelos canais passam artérias, veias e nervos.
Falanges: : Falange Distal: Encontra-se revestida no eqüino e no bovino por uma estrutura córnea que recebe o nome de casco. A Falange Distal apresenta vários processos, entre eles, o Processo Extensor onde se fixa o tendão do Músculo Extensor Comum dos Dedos. A face palmar da Falange Distal no eqüino apresenta uma área chamada de Face Flexora, onde se prende o tendão do Músculo Flexor Profundo dos Dedos, enquanto que no bovino essa área é chamada de Tubérculo Flexor.
Suinos
Carpo: são oito ossos, sendo que na fileira distal
...