FOTOGRAFIA CINEMA
Tese: FOTOGRAFIA CINEMA. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: sofiaselles • 24/11/2014 • Tese • 448 Palavras (2 Páginas) • 179 Visualizações
Fotografia
A Fotografia foi desenvolvida no século XIX , uma total revolução nas artes visuais. O status, o talento e os anos de dedicação e aprendizado dos artistas estava sendo desafiado por uma máquina que podia ser utilizada por qualquer um. Essa revolução se enraizou com tanta força que hoje o que pensamos, sentimos, nossas impressões dos acontecimentos, da história recente, coisas que comparamos é modelado, na maioria das vezes, pela fotografia. Tirar fotos se tornou o maior passatempo contemporâneo.
Nos anos 30 começaram a ser desenvolvidos papeis de melhor qualidade e lentes de alta velocidade. Para a fotografia foi uma revolução dentro da revolução.
A fotografia é dominada pelo elemento visual em que interatuam o tom, a cor, forma, textura e escala. O problema para o comunicador visual é controlar esses fundamentos para que esses favoreçam o que o fotógrafo quer comunicar. Para isso é preciso utilizar a imaginação, capacidade de visualizar e conhecimento da linguagem corporal. Dessa maneira, é possível produzir inumeras soluções diante de um mesmo ambiente. Há inúmeras variáveis à disposição do fotográfo, e estas lhe permite controlar a informação do ambiente.
Antes de tirar uma foto é importante fazer uma imagem mental de como irá ficar, até mesmo fazer um esboço no papel. Cerrar os olhos para reduzir a informação visual a formas simples e abstratas é algo que pode ajudar.
A fotografia tem uma caracteristica que nao é encontrada em nenhuma outra arte visual, a credibilidade. A câmera não mente, o que da à fotografia um enorme poder de influencia na mente dos homens.
Cinema
Com o desenvolvimento do cinema, as ações e os acontecimentos podiam ser registrados e reproduzidos quantas vezes quisesse. No início esse novo meio de comunicação contava com limitações intrínsecas (ausência de cor, com e mobilidade da câmera). Os gestos exagerados e a mímica compensavam a impossibilidade do diálogo (Chaplin).
Fazer um filme era algo que exigia capital, e portanto, um certo controle sobre o produto final. Mas os filmes se transformaram num sucesso financeiro instantâneo, o público os devorava.
O elemento visual predominante no cinema é o movimento, podendo contar histórias, e encerra-la quando convém. A melhor forma de garantir a qualidade do trabalho é utilizando o story board, pequenos esboços das ideias para o film, pois permite que o cineasta incorpore o material verbal a um design de maior continuidade.
Com o continuo avanço da tecnologia, foram inventadas câmeras mais baratas e películas mais adequadas aos amadores, e surgiu então o cinema feito em casa.
O surgimento da televisão pareceu representar uma ameaça para o cinema, mas foi o contrário, serviu como forma de divulgação deste.
Embora ainda não passe de uma criança, o cinema promete tornar-se uma forma de arte extraordinária e incomparável.
...