Farmácia De Manipulação
Trabalho Universitário: Farmácia De Manipulação. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: capoza • 27/10/2013 • 419 Palavras (2 Páginas) • 939 Visualizações
Farmácia de manipulação - Estudo dirigido em grupo ( máximo 4 alunos) : Data da entrega e discussão em sala: 13/09
As Boas práticas de manipulação são determinadas pela RDC 67/2007.
1- Definir Farmácia de manipulação e “Boas Práticas de manipulação”
A manipulação é um processo artesanal de obtenção de um determinado medicamento prescrito A Farmácia de Manipulação é um tipo de estabelecimento que visa fabricar e vender medicamentos para a população.
Ao receber uma receita, os farmacêuticos na farmácia de plantão, analisam-na antes de enviá-la para a produção. Nas receitas constam as quantidades exatas de cada substância a ser utilizada. É possível manipular remédio para inúmeras finalidades, por enquanto não são manipulados remédios contra câncer e aids. Aproximadamente 30% dos manipulados são para tratamentos dermatológicos, o restante fica distribuído para ginecologia, gastroenterologia, endocrinologia, cirurgia plástica etc., dados da Anfarmag.
Vantagem das farmácias de manipulação é que é possível obter tratamentos personalizados, apenas com a manipulação os remédios são produzidos exatamente com as necessidades do paciente. Além disso, os medicamentos são produzidos no local e não industrializados como os medicamentos vendidos nas farmácias comuns, isso possibilita a junção de dois medicamentos, por exemplo, um paciente que necessita fazer uso de dois medicamentos, dependendo de suas fórmulas, poderá fazer junção desses e então tomar apenas um. Os remédios manipulados são feitos com as mesmas substâncias ativas dos medicamentos vendidos em farmácias comuns. Como os medicamentos são produzidos na própria farmácia e especificamente para um paciente é possível produzi-lo na quantidade exata do tratamento evitando-se sobras e consequentemente desperdício. Nas fórmulas elaboradas para as crianças é possível fabricar os medicamentos na dosagem certa, com tamanhos menores, em forma de xarope, balas ou pirulitos, o que facilita o consumo. Os rótulos personalizados com o nome e posologia que facilita a utilização. Alguns cremes e loções não precisam de prescrição médica. Outra vantagem é o preço, que muitas vezes são bem mais acessíveis.
Boas práticas de manipulação em farmácias (BPMF): conjunto de medidas que visam assegurar que os produtos manipulados sejam consistentemente manipulados e controlados, com padrões de qualidade apropriados para o uso pretendido e requerido na prescrição.
2 - Apresentar as Boas Práticas de manipulação em Farmácia de manipulação em relação:
- Pessoal
- Instalações
- documentação
3- Apresentar os setores de uma Farmácia de manipulação
...