Fisiologia
Trabalho Universitário: Fisiologia. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: shaienyelaine • 8/6/2013 • 1.565 Palavras (7 Páginas) • 1.323 Visualizações
UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP
Centro de Educação a Distância
Curso de Enfermagem
Disciplina: Processo de Cuidar IV
Histórico de Enfermagem
Professora: EAD: Mirna Coelho de Barros
Acadêmicas:
Ana Lia Leones Pereira Macedo RA: 289156
Claudilene do Santo Mello RA: 293808
Edylaine Duarte Albertoni RA: 298191
Elaine Priscila da Silva Santos RA: 290129
Michelle Ortiz Romero RA: 290787
Simone de Magalhães Alvarez Souza RA: 300647
Corumbá
03/06/2013
Histórico de Enfermagem
No Brasil, o histórico de enfermagem foi introduzido na prática por volta de 1965, por Wanda de Aguiar Horta, com alunos de enfermagem. Nessa época recebeu a denominação de anamnese de enfermagem e devido ao problema da conotação com a anamnese médica, foi adotada o termo histórico de enfermagem. Para Horta (1979), o histórico de enfermagem também é denominado por levantamento, avaliação e investigação que, constitui a primeira fase do processo de enfermagem, pode ser descrito como um roteiro sistematizado para coleta e análise de dados significativos do ser humano, tornando possível a identificação de seus problemas. Portanto, o Histórico de Enfermagem é o levantamento das condições do paciente através da utilização de um roteiro próprio, que deverá atender as especificidades da clientela a que se destina (Campedelli et al., 1989). Ele tem a finalidade de conhecer os hábitos individuais e biopsicossociais visando à adaptação do paciente a unidade e ao tratamento, assim como a identificação de problemas. O Histórico de Enfermagem consiste de "um roteiro sistematizado para o levantamento de dados que sejam significativos para a enfermagem sobre o paciente, família ou comunidade, a fim de tornar possível a identificação dos seus problemas de modo que, ao analisá-lo adequadamente, possa chegar ao diagnóstico de enfermagem" (Cianciarullo, 1976). Num levantamento realizado entre as enfermeiras que executavam o histórico de enfermagem, constatou-se que o tempo médio gasto na aplicação do mesmo foi de 38 minutos com desvio padrão em torno de 10 minutos. Portanto, o tempo médio para o preenchimento do histórico gira em torno de 20 a 40 minutos (Campedelli et al., 1989).
Teoria de Enfermagem.
O uso de teorias na Enfermagem reflete um movimento da profissão em busca da autonomia e da delimitação de suas ações. Durante sua história, a Enfermagem esteve sempre dependente de outras ciências sem que houvesse um corpo de conhecimento próprio, o que fomentou o desejo nos enfermeiros de conhecer sua verdadeira natureza e construir sua identidade. A busca dessa especificidade resultou na formalização de conceitos e teorias, os quais passaram a ser encarados como o instrumental adequado para direcionar a enfermagem na busca de seus limites de atuação em relação a outros profissionais.
Teoria Ambiental: F. Nightingale (1820/1910)
Teoria ambiental:
No qual demonstrou que um ambiente limpo o número de infecção diminuirá, compreendido hoje como infecção hospitalar.
Foco principal da Teoria: Ambiente; Homem: Indivíduo cujas defesas naturais são influenciadas por um ambiente saudável ou não; Saúde: Processo reparador; Ambiente: Condições externas capazes de prevenir doenças, suprimi-las ou contribuir para elas; Enfermagem: Modificar os aspectos não-saudáveis do ambiente a fim de colocar o paciente na melhor condição para ação da natureza.
Teoria das Necessidades Humanas Básicas:Wanda Horta (1970)
Teoria das NHB
Baseado nas necessidades psicobiologias, psicossociais e psicoespirituais, propõem uma metodologia para o processo de enfermagem focando o ser humano integral, na busca do equilíbrio bio psico sócio espiritual.
Foco: Homem; Fundamentação: Teoria da motivação; Hierarquia das NHB: Princípios da homeostase e holismo; Homem: É um ser capaz de reflexão, está em constante interação com o universo trocando energia; Ambiente: A dinâmica do universo provoca mudanças que levam o homem a estados de equilíbrio e desequilíbrio no tempo e no espaço; Saúde: É estar em equilíbrio dinâmico no tempo e espaço; Enfermagem: Assistir ao ser humano no atendimento das necessidades básicas, torná-lo independente dessa assistência pelo ensino do autocuidado, recuperar, manter e promover a saúde com outros profissionais; Processo de Enfermagem.
Teoria do Autocuidado: Dorothea Orem (1914)
Teoria do autocuidado
Sistema de ajuda para o autocuidado, quando o paciente apresenta um déficit de autocuidado ou não possui condições de realizá-lo a enfermagem relaciona a educação em saúde, com propósito de tomar o paciente independente.
Foco:Autocuidado; Homem: Indivíduo que utiliza o autocuidado para manter a vida e a saúde, recupera-se da doença e consegue enfrentar seus defeitos; Saúde: Resultado das práticas aprendidas pelos indivíduos para manter a vida e o bem- estar; Ambiente: Os elementos externos com os quais o homem interage em sua luta para manter o autocuidado; Enfermagem: Auxilia o indivíduo a maximizar, progressivamente, seu potencial para o autocuidado.
Teoria das Relações Interpessoais em Enfermagem: Hildegard Peplau (1952)
Teoria das relações interpessoais
Apresenta o processo de interação enfermeiro-cliente, compreendido como agir diante das situações adversas.
Foco: Relação interpessoal Enfermeiro/Cliente; Homem: Indivíduo que luta para reduzir a tensão gerada pelas necessidades; Saúde: É um símbolo que implica movimentos adiante da personalidade e outros processos humanos em curso, na direção de uma vida criativa, produtiva, pessoal e comunitária; Ambiente: Considera cultura e costumes do cliente no ambiente hospitalar; Enfermagem: Processo interpessoal, significativo e terapêutico, onde
...