Funções e tipos de microscópios
Abstract: Funções e tipos de microscópios. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: marlora • 18/9/2014 • Abstract • 451 Palavras (2 Páginas) • 310 Visualizações
1) Acredita-se que tenham sido dois holandeses, fabricantes de óculos, Hans e Zacharias Janssen, pai e filho, o inventor do primeiro aparelha em 1591. Entretanto, foi outro holandês, Antonie van Leeuwenhoek (1632-1723), quem fez as primeiras observações de materiais biológicos. Os microscópios de Leeuwenhoek tinham apenas uma lente. Mesmo assim ele observou um material bem variado como os espermatozoides do sêmen de animais. Por ter apenas uma lente, o invento de Leeuwenhoek, é chamado de microscópio simples. o inglês Robert Hooke (1635-1703) o aperfeiçoou e construiu um aparelho com duas lentes, que ficou conhecido como microscópio composto. o que permitiu observações ainda mais ampliadas do mundo dos micro-organismos.
2) O material biológico vivo e colocado sobre uma lamina retangular de vidro. Umas das categorias dos corantes são os corantes vitais, que não matam as células, independentemente da quantidade usada e do tempo de exposição. Podem também ser letais, usados por vezes na pesca submarina e na industria pecuária. Podem ser catiônicos (basofílicos), aniônicos (acidofílicos), ou covalentes.
3) A fixação, algumas das técnicas utilizadas na preparação do material para observação.
4) A coloração citológica padrão, é uma coloração Papanicolaou modificada (sem laranja) e é usada principalmente para o diagnóstico precoce do carcinoma genital feminino.
5) O esmagamento: No caso de célula frouxamente associada, como as partes moles de animais ou vegetais.
Esfregaço: A técnica do esfregaço que é utilizada para material que se encontra formada por células isoladas, como por exemplo, as células da mucosa bucal. Na Inclusão: microscopia eletrônica é utilizada técnicas de inclusão, para a preparação do material a observar.
6) A técnica de fracionamento celular consiste na ruptura das membranas citoplasmáticas por choque osmótico ou força física. É importante porque permite separar estruturas celulares para posterior análise química e ensaios fisiológicos.
7) É possível fornecer aminoácidos marcados com isótopos radioativos a uma cultura de células e, através de técnicas especiais, acompanharem sua trajetória na célula.
8) Microscópios de luz:
Campo escuro: criar um contraste em um espécime puro tais como células vivas.
Contraste de fase: tem como princípio a transformação das diferentes fases dos rios de luz em diferenças luminosas.
Fluorescência: Entende-se por fluorescência a propriedade que algumas substâncias possuem, após serem excitadas com radiação de baixo comprimento de onda, resultando na emissão de radiação de maior comprimento de onda.
Estereoscópico: A concepção deste instrumento, também chamado "lupa binocular" é diferente do diagrama acima, e a sua utilidade é diferente, uma vez que é utilizado para proporcionar uma imagem estereoscópica (3D) da amostra.
9) Microscópios eletrônicos:
De transmissão: É um microscópio no qual um feixe de elétron é emitido em direção a uma amostra ultrafina, interagindo com a amostra enquanto a atravessa.
Varredura: O
...