Greenpeace
Resenha: Greenpeace. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Eugenia • 6/5/2013 • Resenha • 415 Palavras (2 Páginas) • 347 Visualizações
A Greenpeace está organizada em campanhas, com os seguintes objectivos:
• Catalisar uma revolução energética, para lidar com a ameaça número um que o nosso planeta enfrenta.
• Defender os Oceanos, desafiando a pesca dissipadora e destrutiva e criando uma rede internacional de reservas marinhas.
• Proteger as florestas ancestrais do mundo e os animais, as plantas e as pessoas que dependem deles.
• Trabalhar para o desarmamento e a paz, cuidando das causas, dos conflitos e exigindo a eliminação de todas as armas nucleares.
• Criar um futuro livre de materiais tóxicos, com alternativas mais seguras aos químicos perigosos usados nos produtos e na indústria actuais.
• Promover a agricultura sustentável, rejeitando os organismos geneticamente modificados, protegendo a biodiversidade e estimulando a agricultura socialmente responsável.
A Greenpeace está presente em 41 países da Europa, Américas, Ásia e Pacífico.
Para manter a sua independência, a Greenpeace não aceita doações de governos ou empresas, dependendo das contribuições de patrocinadores individuais e de fundações.
A Greenpeace tem conduzido campanhas contra a degradação ambiental desde 1971, altura em que um pequeno barco de voluntários e jornalistas navegou até Amchitka, região do norte do Alasca, onde o governo norte-americano estava a realizar testes nucleares subterrâneos. Esta tradição de “prestar testemunho” de forma não-violenta continua actualmente; os nossos navios são parte importante de todo o nosso trabalho de campanha.
Existimos para expor crimes ambientais e para enfrentar os governos e as empresas sempre que falham no cumprimento das suas promessas de salvaguardar o ambiente e o futuro do planeta.
No cumprimento da nossa missão, não temos aliados nem inimigos permanentes. Promovemos a discussão aberta e informada sobre as escolhas ambientais da sociedade. Utilizamos a pesquisa, a intermediação e a diplomacia discreta para prosseguir os nossos objectivos, bem como o confronto não violento de ampla divulgação, para elevar o nível e a qualidade do debate público.
Acreditamos que a luta pela preservação do futuro do nosso planeta não diz respeito apenas a nós. Compete-te também a ti. A Greenpeace fala em nome de 2,8 milhões de apoiantes em todo o mundo, e estimula todos os dias muitos outros milhões a agirem.
Fomos buscar o nome do nosso navio-bandeira, “Rainbow Warrior” (Guerreiro do Arco-Íris), a uma lenda dos índios norte-americanos Cree. Ela descreve um tempo em que a ganância da humanidade teria feito adoecer a Terra. Nessa altura, apareceria para a defender uma tribo de pessoas chamadas Guerreiros do Arco-Íris.
Como um dos maiores slogans feito por nós resumia as coisas, “Quando a última árvore for cortada, o último rio envenenado e o último peixe morto, descobriremos que não podemos comer dinheiro..."
...