Pesquisa sobre Greenpeace
Por: Thais.macedo22 • 10/6/2015 • Relatório de pesquisa • 4.901 Palavras (20 Páginas) • 164 Visualizações
UNIVERSIDADE METODISTA DE SÃO PAULO
PÓS-GRADUAÇÃO EM ASSESSORIA EXECUTIVA
DAIANNE ALMEIDA
RENATA OLIVEIRA
THAÍS DE MACEDO
VERA SIQUEIRA
GESTÃO EMPRESARIAL / EMPREENDEDORISMO / COACHING DE CARREIRA -
ORGANIZAÇÕES NÃO GOVERNAMENTAIS
SÃO BERNARDO DO CAMPO
2015
DAIANNE ALMEIDA
RENATA OLIVEIRA
THAÍS DE MACEDO
VERA SIQUEIRA
GESTÃO EMPRESARIAL / EMPREENDEDORISMO / COACHING DE CARREIRA -
ORGANIZAÇÕES NÃO GOVERNAMENTAIS
Trabalho final do módulo de Gestão Empresarial do
curso de Pós-graduação em Assessoria Executiva da
Universidade Metodista de São Paulo.
Orientação: Prof.ª Bruno Frota
SÃO BERNARDO DO CAMPO
2015
LISTA DE FIGURAS
Figura I - Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica – Comprovante de inscrição e situação cadastral 6
Figura II - Uso das águas no Brasil12
Figura III – Organograma Greenpeace16
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO1
1. BREVE HISTÓRICO2
1.1 Greenpeace no mundo 2
1.2 Greenpeace no Brasil3
2. MISSÃO4
3. VALORES4
3.1 Independência 4
3.2 Não violência5
3.3 Confronto pacífico 5
3.4 Engajamento5
4. CNPJ – SITUAÇÃO CADASTRAL6
5. TIPO DE NEGÓCIO6
6. INOVAÇÃO E DIFERENCIAL COMPETITIVO7
6.1 Greenpeace não tem patrocinadores e não se alia a politica 8
6.2 Promover Soluções8
7. INTELIGÊNCIA DE MERCADO APLICADA9
7.1 Greenpeace e você9
7.2 Estrutura de governança10
7.3 Tomada de decisão11
7.4 O que foi feito nos anos passados12
8. NEGÓCIO INICIAL - NOVO NEGÓCIO PARA O GREENPEACE 13
8.1 Foco na redução no consumo de água15
9. RESULTADOS E CONCLUSÕES16
12. REFERÊNCIAS20
INTRODUÇÃO
ONG é definida como uma Organização Não Governamental, ou seja, que não possui vínculo com o governo e não possui fins lucrativos. Foi criada por pessoas voluntárias que tem como objetivo a defesa de uma ou várias causas.
As ONGs fazem parte do terceiro setor da sociedade e procuram estar presentes atuando em diversas áreas como: meio ambiente, sustentabilidade, sociedade e entre outras situações.
O Greenpeace é uma organização não governamental de ambiente com 44 anos de existência. O nome originou-se mediante a estreia de um teste nuclear norte americano nas Ilhas Aleutas e com o objetivo de impedir tal situação, foram pensadas nas palavras green (verde) e peace (paz) afim de expressar pacifismo e defesa ao meio ambiente.
Ao longo desses anos seu foco tem sido baseado em defesa da humanidade com campanhas em favor das florestas, clima, oceanos, etc . Buscando sempre a preservação do meio ambiente e ao desenvolvimento sustentável e procurando sensibilizar a sociedade mediante as diversas situações.
Pensando dessa forma criamos um novo negócio a fim de acrescentar benefícios à sociedade que nos últimos meses tem vivido uma grande escassez de água no Brasil.
1. BREVE HISTÓRICO
1.1 Greenpeace no mundo
Fundado em 1971 no Canadá, o Greenpeace cresceu rapidamente. Em 1979, sete países já tinham escritórios Greenpeace - e foi necessário criar uma instância internacional de decisão e supervisão. Nascia o Greenpeace Internacional (GPI), sediado em Amsterdã.
O papel do Greenpeace Internacional é o de iniciar e coordenar atividades de campanhas e programas. O GPI é financiado por escritórios nacionais que, por sua vez, são financiados por doações individuais de seus colaboradores. São 2,8 milhões de colaboradores em todo o mundo e escritórios em 41 países.
Os escritórios nacionais auto-suficientes repassam 18% de sua receita bruta para o Greenpeace Internacional. O Greenpeace Internacional apóia financeiramente os escritórios menores que não têm condições de arcar com suas despesas operacionais. Supervisiona, também, as campanhas internacionais do Greenpeace, coordena a frota de barcos de campanha e assegura o desenvolvimento internacionalmente consistente da política e dos objetivos dos escritórios nacionais.
Todos os escritórios nacionais participam da reunião anual do Conselho. O Conselho faz recomendações sobre direção geral e política da organização, define o teto orçamentário anual e elege o Board Internacional, que se reporta ao Conselho. O Board elege um Chair (presidente) e aponta o Diretor Executivo (DE), responsável pelo gerenciamento diário do Greenpeace Internacional.
O Diretor Executivo é assessorado por um time de diretores de programas e se reporta ao Board. O Board é responsável pela fiscalização do orçamento e aprovação das contas da organização. Cabe a ele assegurar a implementação das decisões do Conselho e aprovar a estratégia política de longo prazo.
1.2 Greenpeace no Brasil
O Greenpeace chegou ao Brasil no mesmo ano em que o país abrigou a primeira e mais importante conferência ambiental da História, a Eco-92.
O protesto que marca a fundação da organização por aqui foi uma ação contra a usina nuclear de Angra. Chegando por mar, ao bordo do navio Rainbow Warrior, os ativistas fixaram 800 cruzes no pátio da usina, simbolizando o número de mortos no acidente de Chernobyl.
A primeira grande vitória no Brasil se deu um ano após a inauguração do escritório, com a proibição da importação de lixo tóxico. Ainda na década de 1990, tiveram início as campanhas contra o uso dos gases CFC – que atacam a camada de ozônio – e de transgênicos, que levou à aprovação de uma lei para a rotulagem de alimentos com organismos geneticamente modificados.
...