TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gripe Espanhola

Pesquisas Acadêmicas: Gripe Espanhola. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/4/2014  •  655 Palavras (3 Páginas)  •  1.385 Visualizações

Página 1 de 3

2

Sumário

Introdução ........................................................................................................ 3

Gripe Espanhola ............................................................................................... 4

Conclusão ......................................................................................................... 5

Referência ........................................................................................................ 6

3

Introdução

A Gripe Espanhola (de ascendência do vírus Influenza A) tem origem geográfica desconhecida. Foi Uma pandemia do vírus Influenza que se espalhou por quase todo o mundo. A gripe Espanhola aumentou a taxa de mortalidade no mundo todo, o que se agravou ainda mais numa época de guerra.

Alguns dos países onde essa doença se agravou foram Europa, França ( que lá atingiram as tropas francesas, britânicas e americanas), Grécia, Portugal, Espanha, Dinamarca, Noruega, Brasil, entre outros.

4

Gripe Espanhola

Entre 1918 e 19119 a pandemia da Gripe Espanhola matou mais pessoas que Hittler, armas nucleares e todos os terroristas da história somados. Essa pandemia se desenvolveu em três ondas epidêmicas:

• A primeira, mais benigna, termina em agosto de 1918;

• A segunda inicia-se na primavera e termina entre os meses de dezembro e janeiro, tendo sido de extraordinária gravidade, afetando uma grande parte da população e com uma taxa de letalidade de 6% a 8%;

• A terceira e derradeira, começa a em fevereiro de 1919 e termina em maio do mesmo ano.

A Influenza Espanhola era mais severa que a gripe comum, mas tinha os mesmo sintomas iniciais como garganta dolorida, dor de cabeça e febre. Mas comumente, em poucas horas, em muitos pacientes a doença progredia para algo muito pior que espirros. Os doentes tinham hemorragias, diarréia e febre alta. Calafrios intensos e fatiga vinham acompanhados de fluidos nos pulmões. A infecção das vias respiratórias criava condições para que outras doenças surgissem, o que apressava a morte. Então, se a gripe passava do estágio de pequena inconveniência geralmente a pessoa já estava predestinada a morrer.

A pandemia caracterizou-se mundialmente pela elevada mortalidade, especialmente nos setores jovens da população e pela freqüência das complicações associadas. Calculando-se que afetou 50% da população

Mundial, tendo matado 20 a 40 milhões de pessoas, pelo que foi qualificada com o mais grave conflito epidêmico de todos os tempos. É provável que o vírus responsável pela pandemia esteja relacionado com o vírus da gripe suína, isolado por Richard E. Shope em 1920.

No Brasil a doença chegou em setembro de 1918. No dia 24 daquele mês a missão médica enviada pelo país para ajudar no esforço de guerra Francês foi atingida pela gripe no porto de Dacar, Senegal, que na época era colônia

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com