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Herança múltipla

Seminário: Herança múltipla. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/4/2014  •  Seminário  •  502 Palavras (3 Páginas)  •  305 Visualizações

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Em uma hierarquia de classes que possui N níveis, ao identificar um caminho da classe que está em um nível mais alto até uma classe presente em um nível mais baixo (deste caminho), a classe no nível mais baixo herdam todas as variáveis e todos os métodos de todas as classes superioras a ela no caminho.

Um benefício importante da herança em orientação a objetos é a reusabilidade, visto que os métodos em uma classe não precisam ser redefinidos nas suas subclasses, a menos que uma delas requeira uma implementação distinta.

Há duas possibilidades de associar um objeto a uma classe, a saber:

os objetos de uma superclasse são todos os objetos desta classe em conjunto com todos os objetos de todas as suas subclasses;

os objetos de uma superclasse são todos os objetos desta classe exceto os objetos de suas subclasses.

A escolha mais utilizada nos sistemas desenvolvidos sob a luz de orientação a objetos é a segunda possibilidade.

Herança Múltipla

A herança múltipla é a habilidade de uma classe herdar variáveis e/ou métodos de mais de uma classe. Ao utilizar este recurso, a hierarquia de classes passa a ser representada por um grafo acíclico direcionado (DAG).

A herança múltipla possibilita ambigüidade, uma vez que duas ou mais superclasses envolvidas podem possuir variáveis e/ou métodos com mesmos nomes. Para tentar solucionar esta ambigüidade quatro estratégias podem ser adotadas, a saber:

renomear as variáveis e/ou os métodos conflitantes, incorporando o nome (identificador) da classe no final do nome;

escolher uma variável das variáveis conflitantes, bem como escolher um método dos métodos conflitantes para serem herdados;

forçar a escolha explícita pelo usuário;

tratar como erro.

Em geral, nenhuma solução é aceita como a melhor, pois sistemas diferentes requerem escolhas diferentes.

Identidade do Objeto

A identidade de objeto é noção mais forte de identidade do que as encontradas em linguagem de programação ou em modelos de dados não baseados em orientação a objetos.

Entre as diversas formas de representar a identidade de objeto, pode-se destacar a forma em que é atribuído automaticamente um identificador pelo sistema quando o objeto é criado. Esta forma está embutida no modelo de dados ou na linguagem de programação e é usada nos sistemas de orientação a objetos.

Em orientação a objetos existe o conceito de identificador de objetos (object identifier – OID). Cada objeto possui um único OID e não existem dois objetos com o mesmo OID.

Objetos Complexos (Compostos)

Os objetos que contém outros objetos são chamados de objetos compostos ou complexos, incorrendo em uma hierarquia

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