Hidroterapia
Dissertações: Hidroterapia. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: myllacris • 8/11/2013 • 1.271 Palavras (6 Páginas) • 974 Visualizações
Universidade Bandeirantes Anhanguera
Fisioterapia
Hidroterapia
Angelica Domingues Cirilo
Laura Priscila Ribeiro de Araujo pinho
Mylla Cristhie D angelis
Rodolfo Fernandes Henrique
Osasco
2013
LISTA DE FIGURAS
Figura 1 - Exemplo do método de Halliwick e Watsu 8
Figura 2 - Exemplo de indicação 1 9
Figura 3 - Exemplo de indicaçao 2 10
Figura 4 - Relaxando os musculos da paciente e treinando alguns movimentos 15
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 6
2 DEFINIÇAO DA HIDROTERAPIA 7
3 BENEFICIOS DA HIDROTERAPIA E ALGUMAS INDICAÇÕES 9
4 PRINCIPAIS PATOLOGIAS E ALGUMAS CONTRA INDICAÇÕES 11
5 EFEITOS FISIOLOGICOS 14
6 CONCLUSÃO 16
REFERÊNCIAS 17
1 INTRODUÇÃO
Nosso Grupo ira abordar um pouco sobre o assunto da Hidroterapia, Onde iremos informa para que serve e para que principais patologias ela é utilizada.
Iremos falar um pouco de algumas técnicas usadas na piscina e também algumas indicações, contras indicações, benefícios, patologias e efeitos.
2 DEFINIÇAO DA HIDROTERAPIA
A hidroterapia é um recurso fisioterapêutico importante para a reabilitação ou prevenção de alterações funcionais, tendo como principio os efeitos físicos, fisiológicos e cinesiológicos promovidos pela imersão do corpo em piscina aquecida. A diminuição do impacto articular durante atividades físicas aquáticas, ocasionada pela flutuação, leva a redução da sensibilidade de dor , diminuição de compressão nas articulações doloridas, maior liberdade de movimento e diminuição de espasmos. As técnicas mais utilizadas na hidroterapia são o método dos anéis de bag ragaz, o conceito halliwick e o watsu.
Halliwick: Método Halliwick Desenvolvido por James Mc Millan em 1949 na Halliwick escola para garotas em Londres com a proposta inicial de auxiliar pessoas com problemas físicos a se tornarem mais independentes para nadar. A ênfase inicial do método era recreacional com o objetivo de independência na água. O principal objetivo desse método é proporcionar momentos de inteira independência no ambiente aquático pode ser utilizado em qualquer pessoa que apresenta dificuldades físicas ou aprendizado
Figura 1 - Exemplo do método de Halliwick e Watsu
Fonte: Autoria própria.
Watsu: Watsu trata-se de submeter quem recebe à flutuação, conduzindo seus movimentos passivamente no ritmo da respiração.
Suavemente alongam-se os músculos, dissociando as cinturas, liberando as regiões enrijecidas do corpo, trabalhando com muita delicadeza as estruturas corporais; manipulando suave, mas fortemente a coluna vertebral, sem provocar dor, normalizando o fluxo energético corporal dos meridianos assim como o fluxo de energia da coluna vertebral, tudo isto em uma sintonia perfeita entre quem recebe e quem doa em um alto nível de compaixão associando posturas semelhantes ao Thai Chi Chuan com seus movimentos lentos, juntamente com a sabedoria e conceitos orientais do Shiatsu, respeitando os modernos fundamentos biomecânicos corporais ocidentais como os princípios físicos da água.
Figura 2 - Exemplo de indicação 1
Fonte: Autoria própria.
3 BENEFICIOS DA HIDROTERAPIA E ALGUMAS INDICAÇÕES
A hidroterapia proporciona o fortalecimento da musculatura, melhora o equilíbrio, aumenta a consciência corporal, melhora o funcionamento cardíaco, auxilia no tratamento de hematomas causados por traumas, melhora a circulação sanguínea, diminui o stress e é relaxante.
Atletas que se encontram lesionados, tem uma recuperação acelerada ao utilizar a hidroterapia como recurso terapêutico.
Indicações para Hidroterapia
Gerontes(idoso),deficientes fisicos, gestantes, portadores de problemas gastrointestinais , portadores de disfunção músculo-esqueléticas da coluna vertebral ,portadores de doença ortopédicas reumáticas.
Figura 3 - Exemplo de indicaçao 2
Fonte: Autoria própria.
4 PRINCIPAIS PATOLOGIAS E ALGUMAS CONTRA INDICAÇÕES
Principais Patologias
A hidroterapia é usada no tratamento de pacientes das mais diversas patologias :
Ortopedia e traumologia: Problemas da coluna vertebral, fraturas, pré e pós-operatória , inflamações praticantes de esporte de diversas modalidades.
Neurologia (adulto e Infantil): Avc pré e pós operatório atraso no desenvolvimento motor, paralisia cerebral síndrome de dow etc...
Reumatologia: artrites, artroses, fibromialgia, etc..
Ginecologia e obstetrícia: pré e pós parto, gestante, etc..
Respiratória (adulto e infantil):asma, DBPOC (doença bronco pulmonar obstrutiva crônica), pré e pós operatório
...