Histologia - SISTEMA URINÁRIO
Pesquisas Acadêmicas: Histologia - SISTEMA URINÁRIO. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: gabriellelima26 • 10/7/2014 • 2.066 Palavras (9 Páginas) • 890 Visualizações
SISTEMA URINÁRIO
1) HISTOLOGIA
O aparelho urinário é constituído de dois rins, dois ureteres, uma bexiga e uma uretra. O rim é o responsável pela homeostase (equilíbrio do meio interno), filtrando o plasma e removendo as substâncias indesejáveis ingeridas pela pessoa ou produzidas pelo metabolismo corporal. Os rins têm diversas funções, dentre as quais destacam-se as seguintes:
Regulação do equilíbrio hidroeletrolítico - água e eletrólitos;
Regulação da osmolalidade e das concentrações de eletrólitos dos líquidos corporais;
Regulação da Pressão Arterial – excreção de sódio e de água, secreção de renina;
Regulação do Equilíbrio Ácido-Básico - – excreção de ácidos e regulação das reservas de tampões dos líquidos corporais;
Gliconeogênese - síntese de glicose a partir de aminoácidos e outros precursores durante o jejum prolongado;
Secreção, metabolismo e excreção de hormônios - – secreção de eritropoietina (estimula a produção de eritrócitos), produção da forma ativa da vitamina D (1,25-diidroxivitamina D3 ou calciferol);
Excreção de produtos de degradação do metabolismo e de substâncias químicas estranhas - – uréia, creatinina, ácido úrico, produtos finais da degradação da hemoglobina (bilirrubina), dentre outros.
RIM – o rim é um órgão retroperitoneal que possui a forma de um grão feijão, tendo em sua concavidade o hilo, onde se encontram vasos, nervos e os cálices renais, que vão formar a pelve renal, que nada mais é do que a parte superior do ureter. O rim constitui-se de uma cápsula de tecido conjuntivo denso, de uma zona cortical e de uma zona medular.
A zona cortical é a que está logo abaixo da cápsula. E a zona medular situada mais internamente, possui de 10 a 18 pirâmides renais (pirâmides medulares ou de Malpighi), cujos vértices fazem saliência nos cálices renais.
O néfron é a unidade morfofuncional dos rins. Cada rim possui aproximadamente 1 milhão de néfrons, que em associação formam o rim. Cada néfron é constituído pelas seguintes estruturas:
Néfron:
- Corpúsculo renal
- Túbulo contornado proximal
- Alça de Henle ( parte delgada e parte espessa)
- Túbulo contornado distal
As duas porções da alça de Henle, que são retilíneas, encontram-se na zona medular do rim. Já os corpúsculos renais e os túbulos de trajeto tortuoso (contorcidos proximal e distal) alojam-se no córtex (zona cortical).
Corpúsculo renal ou de Malpighi – formado pelo Glomérulo (tufo de capilares) e pela Cápsula de Bowman, que envolve o glomérulo. Cada corpúsculo renal possui dois pólos: um vascular, onde penetra a arteríola aferente e sai a arteríola eferente; e um urinário, onde nasce o túbulo contorcido proximal. Nos capilares glomerulares existem células mesangiais.
Células mesangiais – situam-se no meio dos tufos capilares glomerulares, dando-lhes sustentação. Produzem o mesângio, juntamente aos macrófagos e mastócitos. Diminuem a filtração glomerular (FG). Têm relação com a imunidade e o Diabetes.
A Cápsula de Bowman (ou Glomerular) é constituída de dois folhetos:
- Parietal (externo) - formado por um epitélio simples pavimentoso, apoiado sobre uma membrana basal e numa delgada camada de fibras reticulares.
- Visceral (interno) – acloplado aos capilares glomerulares, representado por um conjunto de Podócitos (células com prolongamentos), cujos prolongamentos secundários estão em contato direto com a membrana basal glomerular, e deixam entre si espaços chamados de fendas de filtração.
Entre os dois folhetos há o espaço capsular, que recebe o Filtrado Glomerular.
Túbulo contorcido proximal (T.C.P.) – tem sua parede composta por um epitélio cúbico simples, com células apresentando uma grande quantidade de microvilosidades (“Borda em escova”). O citoplasma é acidofílico, rico em mitocôndrias. A membrana plasmática apresenta inúmeras interdigitações. O Túbulo Contorcido (ou Contornado) Proximal possui uma parte inicial tortuosa, próxima ao Corpúsculo Renal, e uma parte retilínea que penetra na camada medular por uma pequena extensão, e que continua-se com a Alça de Henle.
Alça de Henle (partes delgada e espessa) – as Alças de Henle têm o formato da letra U, ou seja, um ramo descendente e outro ascendente. Como já destacado, a Alça de Henle é a única parte do néfron encontrada na zona medular. Na maioria dos néfrons, os néfrons corticais, asAlças de Henle são curtas. Já os néfrons justamedulares, que são em menor número, possuem suas Alças de Henle longas.
A transição entre o Túbulo Contorcido Proximal e a Alça de Henle pode ser brusca ou gradual. A parte delgada da alça tem sua parede formada por células achatadas com núcleos salientes para a luz. Esta estrutura desta parte da alça, por vezes, pode ser confundida com a dos vasos sangüíneos, pela sua semelhança com tal. A parte espessa da Alça de Henle tem sua estrutura da parede igual à do Túbulo Contorcido Distal, ou seja, formada por epitélio cúbico simples.
Túbulo contorcido distal (T.C.D.) – também é revestido por epitélio cúbico simples, mas diferentemente do Túbulo C. Proximal, não possui a “Borda em escova”, pois a parte apical das células do túbulo apresentam microvilos mais curtos e esparsos. O T.C.D. encosta-se ao Corpúsculo Renal do mesmo néfron, modificando a parede do túbulo neste ponto. As células tornam-se cilíndricas, altas, com núcleos alongados e próximos uns dos outros. Essa região denomina-se mácula densa, e aparece mais escura nos cortes corados, justamente por causa da proximidade dos núcleos das células. Evidências experimentais demonstram que a mácula densa é sensível à concentração dos íons de Sódio e de Cloro, produzindo um sinal molecular que modifica o calibre da arteríola aferente, regulando assim a filtração glomerular. Nessa região o T.C.D. entra em íntimo contato com as paredes das arteríolas aferente e eferente. Nesse ponto a túnica média da
...