História da Epidemiologia
Seminário: História da Epidemiologia. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: josylainee • 12/10/2014 • Seminário • 257 Palavras (2 Páginas) • 308 Visualizações
História da Epidemiologia
É a ciência que estuda a distribuição de fenômenos de saúde na população e seus fatores promovendo a recuperação da saúde individual e coletiva. Epi: sobre/ Demo: população/ Logia: estudo.
A história da epidemiologia vem dos primórdios do pensamento ocidental na Grécia antiga com as filhas do deus Asclépio: Panaceia e Higéia.
Panaceia foi padroeira da medicina, onde realizada por meio de manobras encantamentos e preces. Já Higéia considera a saúde como a harmonia dos homens com o meio por ações preventivas e coletivas.
Mas acredita-se que o estudo da epidemiologia veio com Hipócrates.
Já a epidemiologia no Brasil, nos últimos vinte anos, vem crescendo bastante devido às especializações e avanços nas pesquisas, e também o surgimentos de novas doenças. Mas podemos ver que ela é um fenômeno recente, mostrando que temos uma disciplina jovem, mas que vem caminhando com grandes passos para a sua maturidade.
Uma característica da produção epidemiológica no Brasil é sua firme junção na área de saúde coletiva e sua orientação para problemas de grande relevância social, sendo reconhecida a participação de pesquisadores na formulação e monitoramento das políticas públicas de saúde no país.
A epidemiologia deve se apropriar de recursos pedagógicos e tecnológicos, sabendo-se também que ela deve fazer parte da política, programas e serviços públicos de saúde, tendo como destaque a utilização cada vez maior do Sistema Único de Saúde (SUS). Deve-se, portanto conhecer as necessidades de saúde da população e as doenças que lhe afetam para assim promover a prevenção e o controle de epidemias, endemias, surtos e pandemias.
...