Identificação
Seminário: Identificação. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: lararilarara • 26/5/2014 • Seminário • 493 Palavras (2 Páginas) • 394 Visualizações
Autenticação
Autenticação (do grego : αυθεντικός = real ou genuíno, de 'authentes' = autor) é o ato de estabelecer ou confirmar algo (ou alguém) como autêntico, isto é, que reivindica a autoria ou a veracidade de alguma coisa. A autenticação também remete à confirmação da procedência de um objeto ou pessoa, neste caso, frequentemente relacionada com a verificação da sua identidade.
Gestão da Informação
É de grande relevância no processo de gestão da informação a proteção dos dados e dos recursos envolvidos nele, de modo a garantir a acesso, alteração e liberação apenas por pessoas devidamente autorizadas.
Segurança da informação
A segurança da informação está fortemente relacionada a administração moderna representando um bem que por sua vez precisa ser protegido, visando minimizar riscos no tocante ao extravio de informação, apoiando os retornos envolvidos de modo a garantir a continuidade dos negócios.
Em segurança da informação, a autenticação é um processo que busca verificar a identidade digital do usuário de um sistema, normalmente, no momento em que ele requisita um log in (acesso) em um programa ou computador. A autenticação normalmente depende de um ou mais "fatores de autenticação".
O termo "autorização" é muitas vezes confundido com o termo autenticação, mas apesar de serem relacionados, o significado de ambos é muito diferente. A autenticação é o processo que verifica a identidade de uma pessoa, por sua vez, a autorização verifica se esta pessoa possui permissão para executar determinadas operações. Por este motivo, a autenticação sempre precede a autorização.
Controle de acesso
O controle de acesso é um exemplo comum de adoção de mecanismos de autenticação. Um sistema computacional, cujo acesso é permitido apenas a usuários autorizados, deve detectar e excluir os usuários não autorizados. O acesso é controlado por um procedimento que estabelece a identidade do usuário com algum grau de confiança (autenticação), e só então concede determinados privilégios (autorização) de acordo com esta identidade. Alguns exemplos de controle de acesso são encontrados em sistemas que permitem:
saque de dinheiro de um caixa eletrônico;
comunicação com um computador através da Internet;
navegação em um sistema de Internet banking.
*Controle de Acesso
Em segurança, especialmente segurança física, o termo controle de acesso PB é uma referência à prática de permitir o acesso a uma propriedade, prédio, ou sala, apenas para pessoas autorizadas. O controle físico de acesso pode ser obtido através de pessoas (um guarda, segurança ou recepcionista); através de meios mecânicos como fechaduras e chaves; ou através de outros meios tecnológicos, como sistemas baseados em cartões de acesso.
Na segurança da informação
O controle de acesso, na segurança da informação, é composto dos processos de autenticação, autorização
...