Importância de O Projeto Meu Prato Saudável
Artigo: Importância de O Projeto Meu Prato Saudável. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: emanuelly123 • 28/2/2014 • Artigo • 698 Palavras (3 Páginas) • 522 Visualizações
O Projeto Meu Prato Saudável é o maior programa de reeducação alimentar do país, uma iniciativa criada a partir de estudos feitos pelo Hospital das Clínicas de São Paulo e pelo InCor em parceria com a Latinmed. Uma recente pesquisa realizada pelo IBGE mostrou que 48,5% dos adultos brasileiros estão com excesso de peso e a obesidade atinge 15,8% da população. Os valores assustam não apenas pela quantidade de pessoas atingidas, mas também pela velocidade do crescimento dos números.
Quando olhamos para as crianças os números são ainda mais alarmantes 400% em pouco mais de 40 anos.
Muito mais do que uma questão estética a obesidade leva ao desenvolvimento de diversas doenças crônicas, sendo a hipertensão, diabetes e dislipidemia (colesterol alto), as principais delas. Além disso existe um aumento exponencial nos problemas cardiovasculares e nos casos de câncer relacionados ao excesso de peso. A obesidade é uma epidemia de proporções mundiais que deve ser tratada como um problema de saúde pública. Para se ter ideia 70% dos gastos anuais do SUS (R$ 7,5 bi) são destinados ao tratamento de doenças crônicas e a obesidade é a responsável pela origem de muitas dessas doenças.
Pesquisas apontam que o maior culpado pelo aumento dos casos de obesidade são os hábitos de vida, principalmente os relacionados à alimentação e logo em seguida às atividades físicas. E o Projeto Meu Prato Saudável tem como objetivo mais do que propor mudanças nesses hábitos, mas adequá-los de forma a se tornarem mais saudáveis.
Cada dia mais pessoas têm buscado por qualidade de vida através de uma alimentação segura e equilibrada. Muitos ainda têm dúvidas de como criar um prato saudável, mas isso é algo muito simples e aprendendo uma vez, nunca mais esquecemos.
O primeiro passo é conhecer a pirâmide alimentar brasileira, nela temos os alimentos divididos por grupos e porções diárias, tais como: massas, frutas, hortaliças , carnes, leite e derivados, leguminosas e energéticos extras (doces e açucares, gorduras e óleos). (Veja a pirâmide alimentar abaixo).
O segundo passo é aprender que cada grupo de baixo para cima ou de cima para baixo, possuem funções diferentes e aqueles colocados no mesmo nível possuem funções iguais, tais como o grupo das frutas e o grupo das hortaliças, que possuem funções reguladoras, já que são nossas principais fontes de vitaminas e minerais, assim como o grupo das carnes, do leite e derivados e das leguminosas, que possuem funções construtoras por fornecerem proteínas.
Agora que já conhecemos as porções e as funções de cada grupo, devemos aplicar isso no nosso prato. Com exceção do grupo do topo (energéticos extras), vamos criar um prato super colorido com todos os alimentos saudáveis, lembrando sempre das 04 leis da alimentação saudável, que já aprendemos por aqui: qualidade, quantidade, harmonia e adequação. Lembre-se de respeitar as porções DIÁRIAS e não consumir todas elas somente no almoço e sim durante todo o dia!
Exemplo de um prato saudável!
Um exemplo de um prato saudável clássico: 1 porção de feijão, duas de arroz, 3 de hortaliças e 1 de carne magra! Pronto! Um prato hiper-saudável e leve!
Agora
...