Introdução A Articulações
Artigo: Introdução A Articulações. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: me2089 • 25/10/2014 • 229 Palavras (1 Páginas) • 2.028 Visualizações
INTRODUÇÃO
Nos seres humanos só conseguimos realizar diversos movimentos graças à articulação que encontramos em nosso esqueleto. Podendo articular-se pelas suas faces, pelas suas margens e pelas suas extremidades, onde os ossos longos articulam-se pelas suas extremidades, os ossos curtos articulam-se pelas suas faces e os ossos planos articulam-se pelas margens. Um conjunto de articulações forma o sistema articular. De acordo com o grau da mobilidade da articulação são classificadas três tipos de articulações: as sinoviais, fibrosas ou cartilaginosas. Vamos ver as articulações Sinoviais.
Articulações Sinoviais
A maioria das articulações do corpo são sinoviais, que são caracterizadas por serem livremente móveis. O movimento das articulações sinoviais é limitado somente por ligamentos, músculos, tendões ou ossos adjacentes. Por causa da liberdade de movimentos, as articulações sinoviais são também referidas como DIARTROSES (DIARTHOSIS = Articulação móvel). Outra característica é a presença de um líquido preenchendo a cavidade articular. As articulações têm quatro características distintas: uma cartilagem articular, uma cápsula articular, uma membrana sinovial e a sinóvia (líquido sinovial). A cartilagem articular é uma camada de cartilagem hialina que cobre a superfície articular lisa dos ossos. A cápsula articular é uma membrana dupla que envolve e encerra a articulação. A camada mais externa é composta de tecido conjuntivo fibroso denso cujas fibras estão firmemente aderidas ao periósteo dos ossos. Feixes paralelos de fibras na camada mais externa formam ligamentos que fortalecem as articulações (ligg.capsulares).
...