Laboratorio Quimica
Artigos Científicos: Laboratorio Quimica. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: Linhares05 • 13/3/2014 • 721 Palavras (3 Páginas) • 855 Visualizações
1.1 Mistura das Substâncias
A primeira atividade a ser realizada seria misturar as substâncias utilizadas (5g de areia lavada, 5g de limalha de ferro, 5g de cloreto de sódio e 20ml de água destilada. Para medir a quantidade exata de substâncias, foi utilizada uma balança de precisão. Para isso, foi colocado um papel para colher essas substâncias e assim que inserirmos este papel na balança, para chegar o mais próximo possível do peso de cada uma delas, zeramos seu valor para poder ter uma medida mais exata em gramas de cada substância.
Desta forma separamos na balança 5g de areia lavada, 5g de limalha de ferro, 5g de cloreto de sódio (substâncias sólidas) e misturamos no Bequer a 20ml de água destilada. Ao realizar essa ação, temos a partir de agora uma mistura de areia, limalha de ferro e uma solução de água + cloreto de sódio.
1.2 Processo de Separação de Misturas
Com essa solução misturada, temos agora o primeiro método que pode ser utilizado para separação das substâncias, Podemos separar o sólido do líquido, remover a areia e a limalha da solução água + cloreto, e o método utilizado nesse processo é a FILTRAÇÃO.
1º MÉTODO DE SEPARAÇÃO UTILIZADO: FILTRAÇÃO
Filtração ou filtragem é um método utilizado para separar sólido de líquido ou fluido que está suspenso, pela passagem do líquido ou fluido através de um meio permeável capaz de reter as partículas sólidas. Existem filtrações de escala laboratorial e filtrações de escala industrial. Numa filtração qualitativa, é usado o papel de filtro qualitativo, mas, dependendo do caso, o meio poroso poderá ser uma camada de algodão, tecido, polpa de fibras quaisquer, que não contaminem os materiais.
Para as filtrações quantitativas, usa-se geralmente papel filtro quantitativo, ou placas de vidro sinterizada ou de porcelana sinterizada. Em qualquer dos casos indicados há uma grande gama de porosidades e esta deverá ser selecionada dependendo da aplicação em questão.
Tipos de filtração laboratorial
Existem basicamente 5 tipos de filtração utilizadas em laboratório, que são:
1. Filtrações Comuns de Laboratório
São onde os elementos fundamentais são: papel filtro qualitativo (comprado em rolos) e funil comum.
2. Filtração Analítica
Usada na análise quantitativa. O funil é o funil analítico, munido de um tubo de saída longo, que, cheio de líquido "sifona", acelerando a operação de filtração.
Os papéis filtro para fins quantitativos diferem dos qualitativos, principalmente por serem quase livres de cinzas (na calcinação), visto que, durante a preparação, são lavados com ácido clorídrico e fluorídrico, que dissolvem as substâncias minerais da pasta de celulose.
3. Filtração Com Funil de Buchner ou Cadinho de Gooch
São as típicas filtrações a vácuo, pois são realizadas com a aplicação de vácuo para permitir, seja por motivo de tempo, seja por viscosidade do líquido a ser filtrado, necessitar-se de um diferencial de pressão (a própria pressão atmosférica atua como força) atuando
...