MEMBRANA PLASMATICA
Por: JheinifferT • 22/4/2015 • Trabalho acadêmico • 401 Palavras (2 Páginas) • 6.227 Visualizações
FACULDADE
MEMBRANA PLASMÁTICA
ARIQUEMES - RO
2015
MEMBRANA PLASMÁTICA
[pic 1]
ARIQUEMES - RO
2015
INTRODUÇÃO
INTRODUÇÃO
Sendo a membrana plasmática uma película que fica em volta da célula como forma de barreira, existem certas estruturas que irão controlar a entrada e saída de componentes desta célula. E este é o objetivo deste trabalho, conceituar o termo de “membrana plasmática”, suas estruturas que a compõem, a forma de transporte para o interior da célula, e as definidas especializações.
MEMBRANA PLASMÁTICA
(CONCEITOS E ESPECIALIZAÇÕES)
A membrana plasmática, também conhecida como membrana celular, é como uma fronteira, em forma de película envoltória da célula, sendo considerada semipermeável, pois esta controla o que entra e o que sai da célula.
Essa membrana está presente em todos os seres vivos, seja ela animal ou vegetal. Sua estrutura consiste em uma bicamada de fosfolipídios com características hidrofílicas que são as partes polares (tem afinidade a água) e hidrofóbica que são as apolares (repudiam a água). Além desses, a membrana é composta também em sua maior parte por proteínas (ajudam na retenção e no transporte de substâncias), por glicídios (que ficam na superfície de proteínas tornando se glicoproteínas, ou na de lipídios, tornando-se glicolipidios), e as moléculas de colesterol (que dão rigidez a membrana, ajudando a regular o nível de fluidez).
Sua especializações são:
- Microvilosidades; São pequenas extensões presentes na célula, que auxiliam na absorção.
- Interdigitações; Ajudam na ligação das células, demostrando suas saliências.
- Desmossomos; São especializações compostas por duas partes, sendo que cada uma fica em uma célula especifica, e está também auxilia na conexão das células com as vizinhas.
- Cílios e Flagelos; São constituintes da membrana celular, e ajuda na sua movimentação.
A membrana possui metabolismo para transporte passivo (de difusão ou osmose) e/ou ativo (através de enzimas ATPases). Além destes, também pode transporta pela própria estrutura da membrana, conhecida por endocitose e exocitose, cada um com sua determinada função.
CONCLUSÃO
Podemos concluir a membrana como sendo essencial para forma uma barreira entre a célula e o ambiente externo. E que cada estrutura possui um papel fundamental para o controle da fluidez da membrana e seu controle sobre a célula.
REFERÊNCIAS
MELDAU, Débora Carvalho. Membrana Plasmática. Disponível em: http://www.infoescola.com/citologia/membrana-plasmatica/
...