MEMBRANA PLASMÁTICA - GLICOCÁLICE E ESPECIALIZAÇÕES DA MEMBRANA
Artigo: MEMBRANA PLASMÁTICA - GLICOCÁLICE E ESPECIALIZAÇÕES DA MEMBRANA. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: IsabellaMDutra • 14/3/2015 • 777 Palavras (4 Páginas) • 1.848 Visualizações
MEMBRANA PLASMÁTICA - GLICOCÁLICE E ESPECIALIZAÇÕES DA MEMBRANA
1)Conceitue glicocálice e explique a sua composição.
O glicocálice é uma extensão da membrana plasmática composto das porções glicídicas dos glicolípedes da membrana, de glicoproteínas e proteoglicanas integrais transmembrana e glicoproteínas e proteoglicanas secretadas e adsorvidas.
2)Dê as função da fibronectina e da laminina.
A fibronectina é uma glicoproteína em forma de V, que pertence ao glicocálice e também à matriz extra-celular – tem a função de unir as células umas às outras e à matriz extracelular. A laminina também é uma glicoproteína, que é secretada pelas células epiteliais e passa a fazer parte do glicocálice – tem como função garantir o ligamento dos tecidos epiteliais de revestimento com o colágeno.
3)Sobre as microvilosidades ou microvilos:
a-conceitue
As microvilosidades ou microvilos são projeções em forma de dedo (digitiformes) da membrana plasmática. Possuem localização apical nas células polarizadas. Apresentam filamentos de actina no seu interior. E só são vistas individualmente ao microscópio eletrônico e o conjunto pode ser visto como uma borda estriada ao microscópio óptico.
b-explique a(s) função(ões)
As microvilosidades possuem a função de aumentar a superfície de contato para absorção. Além de aumentar a superfície celular, alguns microvilos apresentam membranas que contêm moléculas especiais. Por exemplo, algumas enzimas da membrana das células do revestimento intestinal só existem nos microvilos, como as dissacaridases e dipeptidases, responsáveis pela etapa final da digestão de hidratos de carbono e proteínas, respectivamente.
c-exemplifique um tipo de célula com microvilos desenvolvidos
Dois exemplos são as células do intestino delgado e do rim.
4) Sobre os estereocílios:
a-conceitue
São longas microvilosidades interligadas, que não apresentam mobilidade, são apicais nas células polarizadas e apresentam filamentos de actina no seu interior.
b-explique a(s) função(ões)
Os estereocílios apresentam como função aumentar a superfície de contato facilitando o transporte de substâncias para dentro e para fora da célula.
c-exemplifique um tipo de tecido ou célula onde ocorre
Os estereocílios são encontrados apenas em determinadas células epiteliais, como as que revestem o epidídimo e outros ductos do aparelho genital masculino.
5) Sobre as integrinas
a-conceitue
As integrinas são proteínas de adesão presentes na membrana celular.
b-explique a(s) função(ões)
As integrinas são proteínas que apresentam a função de adesão entre as células e à matriz extracelular.
c-exemplifique uma estrutura onde a integrina da membrana plasmática faz parte
A integrina está presente na constituição do hemidesmossomo, de modo que esta une a placa de ancoragem com afibrina (proteína presente na lâmina basal)
6)Sobre os desmosomas, junções aderentes, zônula oclusiva e nexos ou gaps:
a-Explique a estrutura de cada um (se é placa, se é contínua, se funde membrana, se há espaço, se forma canal, se tem filamentos ligados de actina ou
...