Meiose
Seminário: Meiose. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: beatrizcavaca_97 • 30/11/2013 • Seminário • 243 Palavras (1 Páginas) • 604 Visualizações
Meiose
(antes da meiose dá-se a interfase)
Divisão reducional
Profase I: Os cromossomas condensam-se e os homólogos emparelham, formando um conjunto constituído por quatro cromatídeos- tétrada cromatídica ou bivalentes. Surgem pontos de cruzamento entre dois cromatídeos de cromossomas homólogos (pontos de quiasma) e há troca de segmentos equivalentes – crossing over. O nucléolo e o invólucro nuclear desagregam-se.
Metafase I: Os bivalentes ligam-se a microtúbulos do fuso acromático pelos centrómeros. A orientação dos cromossomas de cada bivalente é aleatória. São os pontos de quiasma que se encontram no plano equatorial.
Anafase I: Os dois cromossomas homólogos de cada bivalente separam-se e cada cromossoma (constituído por dois cromatídeos) migra para um dos pólos da célula.
Telofase I: Em cada pólo da célula, constitui-se um conjunto haplóide de cromossomas, com dois cromatídeos cada um; os cromossomas descondensam; o invólucro nuclear e os nucléolos reorganizam-se; desaparece o fuso acromático. (Pode ocorrer citocinese formando duas células haplóides.)
Divisão equacional
Profase II: Os cromossomas condensam. Forma-se o fuso acromático. O invólucro nuclear e os nucléolos desorganizam-se.
Metafase II: Os cromossomas dispõem-se na placa equatorial. São os centrómeros que se localizam no plano equatorial.
Anafase II: Os dois cromatídeos de cada cromossoma separam-se pelo centrómero e migram para pólos opostos da célula. Cada um dos cromatídeos passa a constituir um cromossoma.
Telofase II: Os cromossomas descondensam. O invólucro nuclear reorganiza-se em volta de cada conjunto de cromossomas.
No final da meiose, formam-se quatro células haplóides, diferentes entre si e diferentes da
original, contendo, cada uma, um cromossoma de cada par de homólogos.
...