Neutralismo Biologico
Artigo: Neutralismo Biologico. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: anandagb • 24/11/2014 • 269 Palavras (2 Páginas) • 1.545 Visualizações
Neutralismo tem dois significados em ciências biológicas:
Teoria neutralista da evolução, refere-se a teoria de Motoo Kimura na qual a deriva genética é o maior fator atuante nas alterações das freqüências alélicas nas populações.
Neutralismo, é aplicado a teoria neutra para ser explicada a biodiversidade. Teoria proposta recentemente, onde assume que as diferenças entre membros de uma comunidade ecológica de categoria trófica semelhante são neutras, ou irrelevantes para o seu sucesso. Termo que entra em dissonância com a teoria de nicho ecológico.
Neutralismo[editar | editar código-fonte]
O conceito de Neutralismo em Ecologia baseia-se na Teoria Neutra da Biodiversidade e Biogeografia de Stephen Hubbell (2001)1 , sobre estruturação de comunidades biológicas, Hubbell teve como base o trabalho Biogeografia de Ilhas (MacArthur & Wilson 1967)2 , os conceitos sobre abundância relativa das espécies (maio de 1975)3 e os trabalhos de Preston (1948, 1962, 1980)4 ,5 ,6 sobre distribuição e abundância. Esta teoria apresentada por Hubell é título de sua monografia intitulada "The unified neutral theory of biodiversity e biogeography.", publicada pela universidade de Princeton, é uma hipótese de que todos os organismos, não importando a espécie, apresentam uma equivalência ecológica dentro da comunidade, eles teriam as mesmas propriedades ecológicas e utilizariam de uma quantidade igual de recursos disponíveis no meio. Seriam competidores potencialmente iguais por tais recursos dentro de uma comunidade, tendo a mesma capacidade de se manterem presentes na comunidade independente de fatores bióticos e abióticos que possam interferir nas interações da dinâmica de uma comunidade. A hipótese também afirma que uma comunidade local é sempre limitada quanto ao seu número de indivíduos, existindo uma saturação fixa de organismos dentro dela independente do tempo.
...