Normas de laboratório
Por: Rafaeli1994 • 14/3/2016 • Trabalho acadêmico • 702 Palavras (3 Páginas) • 334 Visualizações
[pic 1]UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ (UEM)
DTC / CÂMPUS UMUARAMA
CURSO: ENGENHARIA DE ALIMENTOS
DISCIPLINA: QUÍMICA ORGANICA
PROF. JULIANA FRANCIS PIAI
PURIFICAÇÃO DE UMA SUBSTÂNCIA SÓLIDA
UMUARAMA-PR / 2015
[pic 2]UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ (UEM)
DTC / CÂMPUS UMUARAMA
CURSO: ENGENHARIA DE ALIMENTOS
DISCIPLINA: QUÍMICA ORGANICA
PROF. JULIANA FRANCIS PIAI
ACADÊMICAS: RA:
Gabriella Giovana Zampar 83702
Isabela de Oliveira Souza 78289
Isabella Carolina Zampar 83688
Rafaeli Cordeiro de Almeida 80769
PURIFICAÇÃO DE UMA SUBSTÂNCIA SÓLIDA
Relatório apresentado a Universidade Estadual de Maringá / DTC / Campus de Umuarama no curso de Engenharia de Alimentos, o qual será utilizado como parte integrante na avaliação da disciplina Química Orgânica.
UMUARAMA-PR / 2015
I. PURIFICAÇÃO DE UMA SUBSTÂNCIA SÓLIDA
II. INTRODUÇÃO
III. OBJETIVO
Purificar uma substância orgânica sólida.
IV. MATERIAIS UTILIZADOS
Garras, suporte universal, tripé, tela de amianto, bico de Bunsen, bastão de vidro, papel filtro qualitativo, chapa de aquecimento, banho de gelo, pissetes com água gelada, 2 béqueres de 250 mL, 2 espátulas, 2 erlenmeyers, béquer de 100 mL, funil.
Reagentes:
- Amostra impura contendo ácido benzoico;
- Carvão ativado.
V. PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL
Para a realização do experimento, pesou-se o erlenmeyer, 1,017g da amostra impura e anotou-se a massa. E em um béquer de 250 mL, aqueceu aproximadamente 100 mL de água destilada onde adicionou, aos poucos, a água quente sobre o sólido até que este seja totalmente dissolvido. Quando começou a ebulição, colocou-se o funil de vidro dentro do erlenmeyer e adicionou-se vagarosamente, sobre a mistura ainda quente um pouco de carvão ativo. Aqueceu-se a mistura até a ebulição e filtrou-se a solução ainda quente através de papel filtro pregueado, recolhendo o filtrado no erlenmeyer limpo.
VI. AQUISIÇÃO E TRATAMENTO DE DADOS
As características de um bom solvente para recristalização são: facilidade de solubilização do composto a ser recristalizado a altas temperaturas e consequentemente dificuldade de solubilizá-lo a baixas temperaturas, não deve reagir com o composto a ser repurificado, deve possuir ponto de ebulição menor do que o composto a ser recristalizado, deve dissolver melhor as impurezas existentes na solução.
Na presente prática utilizamos a técnica de resfriamento para a formação de cristais, porém existe outras técnicas que podem ser utilização, que são as de concentração, evaporação de solvente, saturação de solutos, liofilização. Para a recristalização do ácido benzoico foi usado uma quantidade mínima de água quente como solvente para se ter uma solução concentrada pois, quando se tem uma solução muito diluída após a filtração ela não se cristaliza.
...