Números Índices
Seminário: Números Índices. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Jayson • 11/10/2013 • Seminário • 266 Palavras (2 Páginas) • 419 Visualizações
B) Números Índices: As medidas de estatística descritiva, designadas por parâmetros quando se
referem à população e por estatísticas quando se referem às amostras, permitem
sintetizar os dados da população ou da amostra através de um só valor. As medidas
descritivas mais utilizadas são: medidas de localização, medidas de dispersão, medidas
de assimetria, medidas de curtose e medidas de concentração.
Apenas salientaremos algumas das medidas referidas, nomeadamente, nas
medidas de localização salientamos as medidas de tendência central: média aritmética mediana e moda e; nas medidas de dispersão: desvio absoluto médio, variância e desvio
padrão.
C) Deflação de Dados: A deflação pode ser gerada por uma procura agregada inferior à da oferta do produto potencial e daqui pode ganhar um ritmo próprio ao estabelecer-se na economia criando expectativas de deflação para os anos futuros.
Os preços acabam caindo sempre que sobram mercadorias por falta de consumidores. Como as empresas não conseguem vender como antes, mesmo a preços menores, o faturamento e o lucro também acabam reduzidos. Para não ficar no prejuízo, elas são obrigadas a diminuir o ritmo da produção e a demitir funcionários. Com o desemprego alto, ninguém costuma gastar além da conta. Por isso, a oferta de serviços e os estoques crescem. Resultado: excesso de bens e preços menores que os de períodos anteriores.
O processo de deflação ainda pode ser iniciado, ou agravado, pela baixa oferta de moeda. Quer dizer, falta dinheiro em circulação, seja por causa dos juros altos, que tornam o crédito proibitivo, seja pela falta de investimentos. Essa bola de neve costuma afetar todos os setores da economia, do agricultor aos fabricantes de eletrodomésticos, além de abalar a própria estrutura social.
...