O Conhecimento Sobre o Corpo
Por: nataliaplourenco • 12/11/2018 • Trabalho acadêmico • 1.229 Palavras (5 Páginas) • 246 Visualizações
Disciplina: Conhecimento Sobre o Corpo | Tarefa: Primeira Atividade- Biologia Humana | |
Nome: Natália Pinheiro Lourenço | RA: 8055625 | Turma: DGEFL1801ARTA2O |
Parecer do Tutor: |
- Iremos iniciar nosso estudo explicando as diferenças entre célula procariótica e célula eucariótica. A diferença seria as organizações das membranas e organelas. As Procarióticas não possuem muitas membranas e organelas, o núcleo não fica organizado pelo envoltório nuclear (Carioteca);Já as Eucarióticas estão ricas de sistema de membranas e organelas, seu núcleo fica envolto pela carioteca e protegendo assim o material genético
2) As principais organelas que compõem uma célula eucariótica animal, com suas respectivas funções segundo as informações de estudo obtidas no site “Toda Biologia.com” diz que As organelas que encontramos em uma célula animal são compostas pelo Nucléolo que é responsável pela produção dos componentes ribossômicos; Núcleo que serve para conservar e transmitir a informação genética na reprodução das células e regular as funções celulares; Ribossomos que produz proteínas; Vesículas que serve para transportar substâncias e fazer a união com a membrana e assim eliminar alguns conteúdos para fora da célula; temos também a presença de Retículo Endoplasmático Rugoso que contribui na síntese e no transporte das proteínas; Complexo de Golgi – essencial para a secreção celular acontecer; Citoesqueleto – responsável por transporta substâncias e dar forma esta célula; Retículo Endoplasmático Liso – apesar também ser responsável por transportar como no Rugoso ,sua diferença seria a participação no transporte celular e também participa da síntese de lipídios; Mitocôndrias - responsáveis pela respiração das células; Vacúolo – presente atuação no processo de digestão intracelular; Citoplasma – possui um fluído de nome citosol, O citoplasma tem a importante função de albergar ou seja abrigar as organelas assim favorecendo seus movimentos; Lisossomos – Ajudam na digestão de substâncias orgânicas; Centríolos – organizam o citoesqueleto e ajudam nos movimentos de flagelos e cílios. Para melhor fixação do estudo, segue imagem de uma organela de célula animal.
[pic 2]
3) A membrana plasmática e composta de uma célula onde possuem uma membrana que as envolvem e seleciona o que irá entrar e sair. Ela é bem pequena e fina por este motivo não conseguimos visualizar em microscópio óptico, apenas nos eletrônico. Observamos que existe a presença de uma camada dupla de lipídios, também temos carboidratos que estão ligados na face externa, proteínas na dupla camada onde se forma os canais importantes para os transportes de substancias; este conjunto é chamado de “ modelo mosaico fluído “. Sua aparência é assimétrica, é fluida e possui permeabilidade seletiva que fica responsável por escolher qual substância pode entrar e sair desta célula.
4) Mitose – a mitose é um processo de divisão celular onde uma “Célula-Mãe” se divide gerando assim duas células que se chama “Célula-Filhas”, estas duas células são idênticas geneticamente. Este processo possui quatro etapas chamadas de PRÓFASE, METÁFASE, ANÁFASE e TELÓFASE.
A Mitose em nosso organismo pode acontecer a todo momento, pode ser para repor células perdidas naturalmente como para repor células perdidas devido uma lesão.
5). Temos dois tipos de transporte entre a membrana plasmática que seria o transporte passivo onde não há gastos de energia, a substância que estava em um meio mais concentrado passa para um meio menos concentrado e podendo ser dividida em três tipos (Difusão Simples, Difusão facilitada e Osmose). Já na segunda forma de transporte, chamamos de “Transporte Ativo”, neste existe gasto energético. Acontece o transporte da molécula contra o gradiente de concentração, em um exemplo fácil, seria como remar contra o curso de um rio, a forma de transporte ativo mais conhecido é a “Bomba de Sódio e Potássio”, seria transportar o sódio para fora da célula e trazer o potássio para dentro dela.
6) Vamos falar de tecidos, o que são? Tecidos são constituídos de células e material extracelular.
Temos quatro tipos de tecidos no corpo humano que associados formam os órgãos.
Tecido Epitelial:- formado por células que se aderem umas as outras, tem pouco material extracelular entre si. Dentro deste tecido ainda temos dois tipos de epitélios; os epitélios de revestimento que são encontrados em cavidades corporais e superfícies externas como por exemplo tubo digestório, pele, cavidade bucal. Depois temos o segundo epitélio , epitélios glandulares que são formados por células de secreção, exemplo seria as glândulas sudorípara, estes tecidos são capazes de captar estímulos vindo de luz, odor e paladar.
Tecido Conjuntivo:- Formado por vários tipos de células que são separadas por um abundante material extracelular, é composto basicamente por fibras colágenas, elásticas e um gel fluído chamado de Amorfa; tecido responsável por toda a sustentação estrutural dos órgãos do nosso corpo, responsável também pela cicatrização, pelo sistema circulatório, ósseo e cartilaginoso.
Tecido Muscular: - Constituído de células de contração que proporciona os movimentos do corpo ou também a mudança na forma dos órgãos. Segundo a professora e Doutora Camila Tavares Valadares da Silva, “de acordo com as características essas células tem uma enorme capacidade de transformar energia química em mecânica através da quebra de ATP.
...