O Nome Da Rosa
Casos: O Nome Da Rosa. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: joelise • 10/11/2013 • 543 Palavras (3 Páginas) • 783 Visualizações
1. INTRODUÇÃO
O nome da Rosa é um filme de 1986, dirigido por Jean Jacques Annaud, baseado no romance do crítico literário Umberto Eco.
O filme mostra como o mundo medieval é diferente do mundo moderno. A história se passa num mosteiro, onde a igreja escondia livros, pois tinham medo do conhecimento. Muitos crimes ocorriam nesse lugar e um monge franciscano foi chamado para desvendar os mistérios.
2. DESENVOLVIMENTO
Somente alguns monges tinham acesso à biblioteca e quem desobedecesse a lei eram punidos com pena de morte. Alem do monge a inquisição também foi chamada para desvendar os crimes que estavam acontecendo no mosteiro, estes causados devido à leitura de um livro de comédia.
O monge tinha medo que através do riso, as pessoas poderiam questionar a existência de Deus. Quem praticava contra a religião ou a igreja, era punida com pena de morte, condenados muitas vezes mulheres que eram queimadas.
A Europa medieval, relativamente estável e fechada, iniciou um processo de abertura e expansão comercial marítima. A mentalidade vai se desligando das questões sagradas e transcendentais. O renascimento teve uma visão otimista pelos historiadores considerando a idade média como idade das trevas e do obscurantismo. Um clima de insegurança e instabilidade perpassa a todos nessa época de profunda transição.
O homem renascentista retoma a crença no pensamento especulativo. O conhecimento deixa de ser revelado, como resultado de uma atividade de contemplação de fé, para voltar a ser o que era antes os gregos e romanos. Resultado de uma bem conduzida atividade mental.
O mundo torno- se laico e livre da tutela da igreja católica, hoje o homem se sente livre para pensar e criticar a realidade que vê e vivencia. A vida dos homens passou a ser fruto de suas ações e escolha, e não dos desígnios da justiça da igreja. Ainda bem que nessa época os monges escondiam os livros e obras de arte, portanto não destruíram ficando assim um legado inestimável para a sociedade.
O Nome da Rosa é um filme, que desperta a curiosidade e incentiva na busca do conhecimento, no âmbito escolar esta ligado com várias áreas do conhecimento com a arte, história, sociologia. É um filme indicado para séries finais do ensino médio, e para qualquer pessoa que tenha sede de conhecimento.
Jean Jacques Annaud, nasceu em 01 de outubro de 1943, cineasta francês, foi indicado varias vezes ao César ( do cinema Frances) concorreu ao melhor filme por “ A Guerra do Fogo” (1981) e ganhou como melhor diretor com esse filme. Com “O Nome da Rosa” venceu como o melhor filme estrangeiro.
3. CONCLUSÃO
O filme foi de grande importância para meu aprendizado, pois com ele pude fazer uma pequena viagem ao período da Idade Média Européia, dessa forma consigo relacionar melhor a história da arte. Creio que foi um período de grande escuridão, mas os pontos positivos dessa época é que a igreja não destruiu as obras de arte e os livros, tentando esconde- las guardou para futuras gerações, dessa forma os povos que se sucederam puderam acompanhar o desenvolvimento da sociedade.
O filme me deu a oportunidade de refletir sobre questões filosóficas, sociológicas
...