O Potencial Da Ginástica De Academia Sobre As Alterações Fisiológicas Da Leptina, Grelina E Do Cortisol Em Diferentes Protocolos Agudos
Artigo: O Potencial Da Ginástica De Academia Sobre As Alterações Fisiológicas Da Leptina, Grelina E Do Cortisol Em Diferentes Protocolos Agudos. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: SouzaWeslen • 6/4/2014 • 3.249 Palavras (13 Páginas) • 780 Visualizações
Resumo do Projeto
O projeto realizará um estudo Longitudinal levando em consideração idade, gênero, e os parâmetros antropométricos onde os desfechos analisados serão a concentração de lepitina, grelina e cortisol após treinamento físico (ginástica de academia) Serão recrutados 10 alunos obesos e sobrepesos não praticante de atividade física, para compor amostra. As dosagens serão realizadas antes e após treinamento será realizado avaliação física para o acompanhamento da perda de peso através das medidas.
Além disso, serão realizadas avaliações físicas para análise de parâmetros antropométricos.
Palavras-chave – Obesidade; Ginástica de Academia; Leptina;Grelina;Cortisol.
1 Introdução
A obesidade é atualmente um problema de saúde pública que provocam sérias consequências sociais, físicas e psicológicas (MOTA, 2007). A etiologia da obesidade não é de fácil identificação, uma vez que a mesma é caracterizada como doença multifatorial de complexa interação entre fatores comportamentais, culturais, genéticos, fisiológicos e psicológicos (MOTA, 2007, CRUZ.T. S, 2012). Recentes avanços na área de endocrinologia e metabolismo mostram que, diferentemente do que se acreditava há alguns anos, o adipócito sintetiza e libera diversas substâncias, não sendo apenas uma célula armazenadora de energia (MOTA, 2007). Entre as substâncias liberadas pelo adipócito incluem-se a adiponectina, o fator de necrose tumoral-a, a interleucina-6 e a leptina (MOTA, 2007, LORDELO, et al,2006).
Especificamente, a leptina desempenha importante papel no controle da ingestão alimentar e no controle do peso corporal em mamíferos (MOTA, 2007, ANDRÉIA, L, 2004). Além disso, o hormônio grelina, recentemente descoberto, também parece influenciar no metabolismo energético e na obesidade as alterações que o exercício físico provoca na fisiologia endócrino-metabólica podem contribuir sobremaneira para a prática clínica (MOTA, 2007).O stress provoca um aumento da produção do cortisol, um hormônio que é de extrema importância para o funcionamento perfeito do nosso corpo. O cortisol controla nosso biorritmo, reduz nossas inflamações e estimula nossa imunidade. (LORDELO, et al,2006), (FELICE,2013).
Quando os níveis de e desenvolvendo um cansaço muito além do normal. Esse cansaço é chamado fadiga crônica (LORDELO, et al,2006), (FELICE,2013). A técnica antropométrica, através das medidas de circunferências, diâmetros e espessuras de dobras cutâneas tem sido um recurso freqüentemente utilizado no estudo da composição corporal, devido à de acordo com (PITANGA, F. J. G, 2008).cortisol estão baixos (“cortisol baixo”), Promovera dores constantes, inflamação
• Simplicidade de suas medidas (fitas, antropômetros, paquímetros e
adipômetros).
• Inocuidade do método.
• Pouco ou nenhum sacrifício por parte do sujeito avaliado.
• Relativa facilidade de seus procedimentos.
• Condições de estudos de campo e levantamento de um grande número de sujeitos.
• Menores restrições culturais.
• Certa facilidade no treinamento de pessoal.
• Baixo custo operacional.
Todo este fundamento colaborou para que a antropometria fosse eleita como a técnica de maior aplicabilidade em nosso meio com maior precisão (PITANGA, F. J. G, 2008). O ser humano pode ser descrito com grande precisão através de medidas de sua morfologia externa, tais como alturas, diâmetros, perímetros e dobras cutâneas. (PITANGA, F. J. G, 2008).O uso da dobra cutânea é um dos mais práticos e hábeis métodos na avaliação corporal em populações adultas entre 20 e 50 anos de idade, isto porque 50% a 70% da gordura corporal total estão localizada subcutâneamente. No entanto alguns cuidados devem ser tomados, a dobra cutânea deve ser usada somente em adultos que apresentem um percentual de gordura entre 10% a 40% do peso corporal total, acima de 40% pode ocorrer uma subestimativa no percentual de gordura (PITANGA, F. J. G, 2008). O local destinado ao estudo deve ser amplo e com regulação de temperatura para torná-lo confortável ao estudado. A pessoa estudada deverá estar descalça e com a menor roupa possível. Os aparelhos deverão estar calibrados. Todas as medidas deverão ser tomadas no lado direito, mesmo que este não seja seu lado dominante. Antes de iniciar a tomada das medidas, marcam-se os pontos anatômicos com lápis demográfico (PITANGA, F. J. G, 2008). É conveniente explicar de forma geral os procedimentos do estudo, assinalando a importância de permanecer na posição determinada em cada uma das medidas de acordo com (PITANGA, F. J. G, 2008).
• A marcação dos pontos e a realização das medidas deverão ser feita de cima para baixo.
• Os instrumentos devem ser manipulados com a mão direita e devem ser aplicados de forma suave sobre a pele.
• As trocas de posição do estudado devem ser feitas de forma não brusca e se necessário com o auxílio do antropometrista.
• Em estudos com medição ao longo do tempo, devem ser respeitados os horários que estes foram feitos pela primeira vez.
• É conveniente poder contar com a colaboração de um ajudante.
• Manter uma distância respeitosa do estudado.
2 Objetivos
2.1 OBJETIVOS GERAIS
• Verificar os efeitos do treinamento físico nas concentrações hormonais de grelina leptina e cortisol e nos parâmetros antropométricos de indivíduos obesos.
3 Justificativa
Este projeto busca avaliar a descrição de concentrações de testes hormonais nos alunos após uma serie Atividades físicas, A uniformidade das amostras que serão analisadas Investigar os fatores metabólicos que contribuem para uma epidemia global aprestando como fator de risco principal o estilo de vida, sedentarismo que leva a obesidade. (RIBEIRO, K, 2011, RAIOL, R, 2011, JÙNIOR, P, 2010).
4
...