O Quê é Design
Ensaios: O Quê é Design. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Perukamaluka • 26/2/2014 • 854 Palavras (4 Páginas) • 278 Visualizações
O quê é Design?
Realmente não é fácil definir o quê é Design, porém podemos afirmar que é indiscutível sua importância para a sociedade. Não se trata apenas de um desenvolvimento visual, mas também a melhoria dos aspectos funcionais, ergonômicos e visuais do produto, de modo a atender às necessidades do consumidor, proporcionando conforto, segurança e a satisfação dos usuários.
O design é o meio de adicionar valor aos produtos industrializados, levando à conquista de novos mercados.
Quando se fala de Design, geralmente a palavra vem associada à forma, bom gosto, qualidade e beleza, porém não é somente isso que o define. Hoje podemos dizer que ele está entre duas qualidades: funcionalidade e estilo. Pois uma peça pode tanto ser bela quanto funcional, e assim oferecer benefícios facilitando a vida em geral.
Durante a evolução do Design ao redor do mundo notamos que ele representa claramente a cultura de um país ou região, e assim podemos afirmar que a sua história se mistura com a história da humanidade. Com a globalização e produção em massa sem controle de qualidade, muita coisa mudou, porém ainda existem peças em que notamos a influência cultural, isso muitas vezes se bem retratada agrega muito valor, autenticidade e estilo. Hoje para um produto ser bem sucedido ele deve ser bem aceito no mundo, isso demanda uma visão ampla do criador, pois deverá saber a real necessidade da maioria, sem perder a essência nem sua identidade. Lembrando-se que antes de desenvolver uma peça devemos pensar em sustentabilidade, isto é, se o que pretendemos produzir não causará um impacto na natureza, enfim sua viabilidade.
O profissional de Design é chamado de Designer, ele é o responsável pela criação, algumas vezes do projeto até sua execução.
Em uma indústria, o designer desenvolve o projeto do produto. Em parceria com o designer, o projetista faz o detalhamento de algumas peças do produto e, finalmente, o desenhista técnico prepara os desenhos de fabricação.
As formas mais conhecidas do Design são o Gráfico e o de Produto, porém não paramos por ai, existe uma gama muito grande de áreas atualmente.
Notamos que hoje houve certa “banalização” da palavra, com apenas o intuito comercial, seria uma tentativa de agregar valor a alguns serviços que nunca poderão ser inseridos no contexto do verdadeiro Design. Um exemplo claro é o Design de unha, de cabelo, de cílos e outros... Partindo do princípio básico do que se entende por Design: idealização, criação, desenvolvimento, configuração, concepção, elaboração de algo, todos esses citados se encaixam apenas como soluções estéticas.
Seguem alguns exemplos de Design:
GRÁFICO - São responsáveis pela identidade visual de uma empresa. Projetos de logomarca, cartões de visita, papelaria em geral, folders, banners, editoriais, etc. Além de capa para livros, revistas, CDs, diagramações...
DE PRODUTO - São os projetos de objetos, tais como o aparelho de barba, cadeiras, automóveis, torneiras, peças ortopédicas e outros.
Uma boa embalagem tem tanto design gráfico como design de produto. No design gráfico pode-se observar o "visual" da caixa, as instruções nela impressas, etc. No design de produto
...